Voltar à Página da edicao n. 397 de 2007-09-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Comitiva de Blumenau visitou UBI

Empresários e prefeitura de Blumenau (Brasil) fizeram um balanço muito positivo da visita à Covilhã. O município acredita num aumento de negócio em 2008 por parte das empresas que estão representadas no Parkurbis e espera desenvolver mais parceiras com a UBI.

> Ricardo Morais

O Reitor da Universidade de Blumenau, Eduardo Deschamps, e o Coordenador de Relações internacionais da mesma instituição, Gérson Tontini, visitaram a UBI na passada semana.
A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Universidade Regional de Blumenau, no Brasil, vão promover intercâmbios de alunos e professores e estabelecer parceiras de investigação científica. A ligação surge no âmbito da cooperação entre os municípios da Covilhã e Blumenau que no início do ano levou à abertura de uma representação de 12 empresas brasileiras no Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã.
Uma comitiva da Universidade de Blumenau visitou na passada semana a Covilhã para conhecer a UBI.
Eduardo Deschamps, reitor da instituição brasileira referiu que "até final do ano vamos definir as áreas de parceria e os pontos de contacto". Acrescentou ainda que "talvez no próximo ano já seja possível iniciar o intercâmbio.
O reitor da Universidade de Blumenau acredita que a parceria pode vir a movimentar até 40 alunos entre as duas instituições em 2010. "Esse número pode até ser superior", refere Santos Silva, reitor da UBI. "Eu defendo a abertura das instituições a estudantes de língua portuguesa espalhados pelo mundo", sobretudo na área das engenharias, onde o número de alunos tem descido. "As universidades portuguesas têm recursos nas engenharias que não estão a ser aproveitados. Por exemplo, aqui na UBI podemos vir a leccionar um segundo ciclo (mestrado) em engenharia têxtil para alunos de Blumenau".
"O sector têxtil tem expressão no Sul do Brasil e há candidatos ao ensino superior que não conseguem colocação. Julgo que poderão ter uma oportunidade nas universidades portuguesas", sublinha. Segundo Santos Silva, "a UBI vai fazer todos os esforços para que o intercâmbio possa começar já no próximo ano".
Eduardo Deschamps considera que a universidade covilhanense "tem muito boas condições". Para além da engenharia e design têxtil, a cooperação pode abranger as áreas da biomedicina, electrónica, marketing e gestão.






Data de publicação: 2007-09-11 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior