Voltar à Página da edicao n. 397 de 2007-09-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Étnico Festival: a melhor música tradicional no Fundão

A melhor música tradicional do mundo vai estar no Fundão durante o mês de Setembro. Promover o encontro de culturas é o principal objectivo do Étnico Festival Internacional de Música.

> Ricardo Morais

Os amantes da música tradicional não precisam de esperar mais para assitir a um grande festival com o melhor das sonoridades tradicionais. Entre 14 e 21 de Setembro, o Fundão vai transformar-se num palco da música tradicional do mundo ao acolher o Étnico Festival Internacional de Música Tradicional.
O festival promete animar a cidade do Fundão com várias espaços públicos ligados ao imaginário colectivo da cidade, com exposições e workshops, demonstrações acústicas e muitos espectáculos imperdíveis. Entre os inúmeros espectácilos conta-se o da banda Basta, da Irlanda do Norte, que é cabeça de cartaz.
A organização deste festival está a cargo da Associação de Artes e Saberes Tradicionais (OCAIA) que conta com o apoio da Câmara Municipal do Fundão.
António Supico, dirigente da OCAIA, considera que "não sendo a questão etnográfica ou o floclore a tónica do evento, o principal objectivo é partir de um pressuposto de nível etnológico, desempenhando cada interveniente um papel enquanto representante de um capital e de uma herança cultural que irá interagir com os participantes".
Durante vários dias a música tradicional vai invadir o Fundão, com concertos em recintos fechados e bandas de forte componente tradicional, instrumental e vocal, reconhecidas pelo seu valor como paradigmas da tradicionalidade e pela nova abordagem à música tradicional.
Para além dos muitos espectáculos, o programa do festival inclui também sessões de música acústica, de livre acesso e onde os participantes podem interagir com o público.
Música para ouvir mas também muitas coisas para ver como é o caso da exposição de instrumentos musicais de Portugal e do mundo e uma mostra com dois fabricantes de instrumentos musicais, no caso o bombo e o adufe, dois instrumentos marcantes da Beira Baixa.
O ciclo de concertos deste festival terminará com uma participação conjunta dos intervenientes numa sessão no lounge da Moagem e que reunirá as bandas convidadas e os músicos participantes.






Data de publicação: 2007-09-11 00:00:02
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior