Voltar à Página da edicao n. 397 de 2007-09-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Marques Mendes critica atraso na candidatura a fundos comunitários

De visita à Covilhã, o líder do PSD culpa o Governo por não apresentar projectos nacionais a Bruxelas, o que originará um atraso de um ano na aplicação de verbas vindas da União Europeia

> Notícias da Covilhã

Portugal está a perder tempo que poderia estar já a utilizar para fazer investimentos no âmbito do actual quadro comunitário de apoio. A culpa é do Governo, que ainda não apresentou a Bruxelas os projectos nacionais. A acusação foi feita pelo líder do PSD, Marques Mendes, na última segunda-feira, 3 de Setembro, aquando da passagem pela Covilhã, onde foi recebido na Câmara Municipal, visitou a empresa de lanifícios Tessimax e almoçou com militantes.
O presidente do PSD lembrou que desde Janeiro que Portugal tem à disposição milhões de euros comunitários relativos ao Quadro da Referência Estratégica Nacional, que vigora até 2013. E critica o "atraso" do Governo liderado por José Sócrates em apresentar o que pretende do último quadro comunitário de apoio, que tem destinado a Portugal uma fatia de 20 mil milhões de euros.
Por causa disso, frisa Luís Marques Mendes, o país vai perder um ano ou mais na aplicação de verbas que são importantes para as autarquias, empresas, agentes económicos e sociais, perspectiva.
Antes, durante o almoço com militantes laranja, numa unidade hoteleira da cidade, o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, já tinha abordado o assunto, quando disse que só na quarta-feira é que os autarcas iam procurar saber quais seriam os representantes junto dos orgãos executivos dos fundos comunitários. E realçou que desde o primeiro dia do ano que Portugal devia estar a executar e apresentar despesas, como acontece em Espanha, comparou.
Um dia depois do encerramento da Universidade de Verão do PSD, Marques Mendes reiterou o que tinha dito um dia antes. Prometeu criar um ministério das Pequenas e Médias Empresas (PME), caso vença as legislativas de 2009 e disse que na discussão do próximo orçamento de estado vai propor a redução de impostos, nomeadamente do IVA e IRC.
Acompanhado de Carlos São Martinho, presidente da distrital do partido, à tarde Marques Mendes visitou o Mercado Abastecedor do Fundão, a Moagem e a Escola Profissional.
No dia 28 deste mês realizam-se as eleições directas para a presidência do PSD. Marques Mendes tem como adversário Luís Filipe Menezes.






Data de publicação: 2007-09-11 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior