Voltar à Página da edicao n. 395 de 2007-08-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Lixo espalhado pela Serra da Estrela

Recolhidos 920 quilos de lixo na Serra da Estrela

A mais recente acção de limpeza promovida pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela, que contou com a participação de cerca de cem voluntários, permitiu a recolha de 920 quilos de resíduos na zona da Torre.

> Ricardo Morais

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) organizou, no dia 18 de Agosto, mais uma acção de limpeza da Serra da Estrela na qual participaram cerca de uma centena de voluntários, nomeadamente membros da Associação de Famílias Numerosas.
No total foram recolhidos 920 quilos de resíduos na zona da Torre. Durante a iniciativa de recolha de lixo, os voluntários encontraram sacos de plástico, latas de bebidas, pilhas, garrafas de vidro, restos de trenós, latas de tinta, cabos, ferros, pedaços de madeira e até um frigorífico.
Na sua grande maioria os materiais recolhidos foram utilizados pelos visitantes e deixados no local durante a época de Inverno. Esta acção de recolha de lixo surge no seguimento de várias acções realizadas na serra durante os últimos quatro anos, onde já participaram alunos das escolas do concelho, contabilizando já mais de quatro toneladas de lixo.
Todos os resíduos recolhidos foram separados e posteriormente enviados para a Estação de Transferência de Seia e para o Eco-centro de Seia, conseguindo-se este ano reciclar cerca de 60 por cento destes materiais. Esta iniciativa tem como objectivo sensibilizar a população para a necessidade de preservação ambiental da serra da Estrela, para que futuramente as pessoas que a visitam possam desfrutar em pleno, em qualquer altura do ano, dos diversos encantos desta serra. No ano passado, numa acção idêntica, foram recolhidos 1.200 quilos de lixo.


Lixo espalhado pela Serra da Estrela
Lixo espalhado pela Serra da Estrela


Data de publicação: 2007-08-28 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior