Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 395 de 2007-08-28 |
Um novo aprender
O Programa Novas Oportunidades tem sido um êxito. Lançado no início de 2005, a iniciativa já registou, até ao momento, mais de 250 mil inscrições. O Governo procura com este programa qualificar activos e prevenir o abandono escolar. O próximo ano lectivo está quase a começar e já existem mais de 250 inscritos na escola Campos Melo.
> Ricardo MoraisJá são 78 os candidatos da Covilhã, Paul e Teixoso certificados pelo Centro de Novas Oportunidades da Campos Melo, desde Dezembro até ao passado dia 27 de Julho. O centro tem sido um sucesso e para o ano lectivo que se aproxima as perspectivas não podiam ser melhores. A Escola Campos Melo já recebeu mais de 250 inscrições. O estabelecimento de ensino vai arrancar com a certificação de nível secundário do CNO.
Os CNO são uma oportunidade para os adultos com mais de 18 anos e habilitações inferiores aos 4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade, verem reconhecidas e certificadas academicamente, as competências e os conhecimentos que adquiriram ao longo da vida.
Depois de em Julho a Campos Melo ter sido anfitriã do IV Encontro de CNO de Escolas Públicas da região centro em que participaram representantes de 14 Centros Novas Oportunidades, entre directores, coordenadores, profissionais e formadores, e cerca de 70 professores.
A iniciativa Novas Oportunidades, lançada em conjunto pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e pelo Ministério da Educação, dirige-se a dois públicos com necessidades distintas. Por um lado, aos jovens que abandonaram ou estão em risco de abandonar sem completarem a escolaridade obrigatória. Por outro, é dirigido aos adultos activos com baixas qualificações.
Após uma fase de diagnóstico, os adultos são encaminhados para as ofertas de educação ou formação adequadas ao seu perfil e às suas necessidades. É esta a primeira fase da estratégia de trabalho dos Centros de Novas Oportunidades, seguindo-se a fase da certificação ao nível do ensino básico ou secundário.
O primeiro balanço da iniciativa Novas Oportunidades na vertente dosadultos é positivo, segundo fonte do Governo que afirma terem-se registado mais de 250 mil inscrições durante a primiera fase do programa. O Governo procura com esta iniciativa qualificar até 2010 um milhão de activos.
Actualmente encontram-se a funcionar 268 cursos Novas Oportunidades em todo o país, mais 170 relativamente ao ano passado, num orçamento total de cerca de nove milhões de euros. O Governo estabeleceu, ainda, 477 protocolos com empresas nacionais.
Multimédia