Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 394 de 2007-08-21 |
Eládio Jimenez vence subida à Torre
Após três anos de "esquecimento", a Volta a Portugal em bicicleta teve de novo uma chegada na Torre, na Serra da Estrela, naquela que foi a penúltima etapa da volta. O herói da montanha foi Eládio Jimenez.
> Ricardo MoraisO alto da Torre, na Serra da Estrela, voltou a receber uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta. No regresso da volta ao ponto mais alto de portugal continental, o grande vencedor foi o espanhol Eládio Jimenez.
A etapa rainha da 69ª Volta a Portugal em bicicleta saiu de Oliveira do Bairro e rapidamente houve novidades. A primeira foi o abandono do italiano Paride Grillo, que havia vencido duas etapas da competição. Depois seguiram-se as fugas que rapidamente foram anuladas e só após a primeira hora de corrida é que um grupo de dez homens se conseguiu distanciar. O grupo chegou a ter cinco minutos de diferença relativamente ao pelotão, mas acabaria por ser absorvido.
Na história da etapa seguiu-se o Alto do Carrazedo e as coisas começavam a ficar mais sérias com os principais candidatos a atacarem. João Cabreira e Xavier Tondo (LA-MSS), Cândido Barbosa e Hector Guerra (Liberty Seguros), José Azevedo (Benfica-Sagres Zero), Eládio Jimenez (Karpin-Galicia) e David Bernabéu (Fuerteventura) tomaram a dianteira e candidataram-se à vitória.
Jimenez foi mais forte que os adversários e chegou à Torre isolado, conquistando a camisola amarela. Tondo foi segundo e Cândido Barbosa chegou em terceiro, mantendo-se em segundo da geral (a 33 segundos). Azevedo foi o grande derrotado do dia e ficou a mais de dois minutos da amarela.
No dia seguinte realizou-se o contra-relógio individual em Viseu que acabaria por ditar o vencedor da 69ª Volta a Portugal em bicicleta. Hector Guerra venceu o "crono", cumprindo o percurso em 50.46 segundos. Mas no final quem fez a festa foi Xavier Tondo o grande vencedor da Volta a Portugal. Cândido Barbosa terminou a edição da volta em segundo lugar não conseguindo assim concretizar o grande objectivo que de vencer depois de nos últimos dois ano ter ficado no pódio da prova. Jimenez, que conquistara a camisola amarela na véspera, na subida à Torre, não foi além do décimo quarto tempo no contra-relógio, acabando por perder o lugar no pódio.
A grande desilusão da 69ª edição da Volta a Portugal acabou mesmo por ser o Benfica e José Azevedo que terminou no sexto lugar da classificação geral. A formação encarnada, no regresso ao ciclismo, não foi capaz de mostrar os argumentos de que dispunham.
Multimédia