Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 391 de 2007-07-31 |
Motivar para aprender
Aproveitar as capacidades de memorização e repetição dos alunos para lhes transmitir melhores conhecimentos sobre línguas estrangeiras é a grande novidade apresentada por uma tese de mestrado defendida na UBI.
> Eduardo AlvesCatarina Helena Henriques Lourenço é a autora de uma tese de mestrado em Educação que aponta novos caminhos para a aprendizagem de línguas estrangeiras. Segundo a autora deste estudo, muito do que se transmite aos alunos no que respeita a novas línguas passa por “estratégias de memória e a sua importância na aprendizagem de uma língua estrangeira”. No caso desta tese, foi estudado o inglês, “que é a disciplina que lecciono”, explica a autora.
Catarina Lourenço diz mesmo que costuma “escolher estratégias e metodologias que julgo serem benéficas para os alunos e penso que as estratégias de memorização no contexto da aprendizagem de uma língua estrangeira, no caso, o Inglês, podem vir a ser muito importantes”.
Este tipo de estratégias, segundo a tese agora tornada pública, passam “pela organização, repetição e memorização das matérias e que podem ajudar os alunos a aprenderem de uma forma mais eficaz, uma língua estrangeira”. Catarina Lourenço garante mesmo que aplica estes métodos no dia-a-dia, “e sem os alunos se darem conta disso mesmo”. A professora de inglês e autora deste trabalho garante que estas práticas “dão mais trabalho ao professor, mas torna-se mais fácil para os alunos ficarem receptivos às novas matérias”.
A tese intitulada “A Importância da Memória na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira” foi defendida no pólo IV da UBI e conseguiu uma nota final de Muito Bom, atribuída por um júri constituído por Manuel Joaquim da Silva Loureiro, professor associado da Universidade da Beira Interior, Maria de Fátima de Jesus Simões, professora associada da Universidade da Beira Interior e Filomena Ermida da Costa Figueiredo Branco da Ponte, professora auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica.
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