Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 391 de 2007-07-31 |
Primeira Festa de Verão no Teixoso
Música e muita animação foi o que poderam encontrar todos aqueles que se deslocaram ao Bairro das Nogueiras na tarde de Domingo.
> Ricardo MoraisNo domingo, dia 29 de Julho, decorreu, no Bairro das Nogueiras, no Teixoso, a 1ª Festa de Verão. Uma iniciativa local organizada por uma comissão de residentes da Urbanização das Nogueiras.
A festa tinha como objectivo demonstrar que o trabalho em parceria pode gerar novas dinâmicas sócio-recreativas quando as pessoas que se movem por um projecto comum. Desta forma, a partilha e entre-ajuda estiveram sempre presentes. A maior prova desse espirito de boa vontade era a Tia Graça, uma moradora muito acarinhada no bairro, de quem partiu a ideia para organizar a festa. Segundo ela, o objectivo não é ganhar dinheiro, "mas com os luros da festa serão feitos melhoramentos no bairro".
O presidente da Junta de Freguesia, Carlos Mendes, também marcou presença na iniciativa e explicou a importância da festa e do local escolhido para a sua realização."Procuramos que esta festa de verão traduzisse o convívio de todos os teixosenses. O facto de ter sido feita aqui na urbanização das Nogueiras é para nós significativo para podermos aproximar as pessoas da nossa vila. Julgo que aquela ideia da urbanização ser para determinadas camadas sociais, já lá vai o tempo. Procuramos também com este festa reforçar esta unidade entre todos os teixosenses".
Ao apoio da Junta de Freguesia juntaram-se as associações locais. Adeteixo, Jovem Teixo, Grande Roda e Beira Serra contribuiram também de forma activa para a organização da festa.
Como uma boa festa popular de verão, os jogos tradicionais estiveram presentes e começaram por animar a população. Seguiu-se a inauguração de uma exposição de fotografias sobre as iniciativas de intervenção comunitária levadas a cabo na vila. O Grupo de Ginástica Rítmica do Teixoso deu movimento à festa e o Rancho Infantil dos Três Povos mostrou que não há idade para a animação.
Seguiu-se um jantar musical com os tradicionais petiscos: sardinha assada e sobremesas confeccionadas pelos residentes. O Grupo de Cantares Grande Roda e o Rancho Folclórico Rosinhas da Borralheira animaram a noite que encerrou com a actuação do conjunto musical Emigrantes do Samba e um baile popular.
Multimédia