Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 390 de 2007-07-24 |
Xutos e Pontapés nas festas da Guarda
Pelo segundo ano consecutivo, o Centro Histórico recebe as Festas da Cidade. De 20 a 29 de Julho, a autarquia apoia esta iniciativa que contará este ano com a Feira de Artesanato. As festas irão decorrer no jardim José Lemos.
> Notícias da CovilhãPara Joaquim Valente, presidente da Câmara Municipal da Guarda, com esta iniciativa pretende-se “diminuir o orçamento e aumentar o número de visitantes e simultaneamente de receitas”. O orçamento previsto rondará os 110 a 115 mil euros, “despesa inferior ao ano passado”, refere.
As Festas da Cidade terão início no dia 20, pelas 22h00, com um concerto de Tony Carreira. Já no dia 21, a noite será animada pelos grupos de folclore da região. Nos dias seguintes o jardim José Lemos recebe os Xpcovers com um tributo à banda portuguesa Xutos e Pontapés. O grupo de fados Capas, Copos e Guitarradas encerra a noite.
No dia 24, sobem ao palco os Hip Hope, a banda da Cergig (ensino especial de apoio a crianças e jovens com deficiência).
No dia 25, é a vez de subiram ao palco os Pedrinhas na Calçada e o conjunto Rosinha. Os viesenses Fingertips actuam no dia 26, e no dia seguinte os Santa Maria.
O dia 28 é dedicado à Feia Anual e à Concentração de Automóveis antigos a cargo dos Cavaleiros Arraianos. A finalizar a noite sobe ao palco, a banda de Cascais, os Delfins.
Em simultâneo com as Festas da Cidade decorrerá a Beirartesanato. Esta é já a 27ª edição do certame a realizar entre os dias 20 e 25 de Julho, no jardim José Lemos Com a organização a cargo do Núcleo Empresarial da Região da Guarda (Nerga), também no jardim José Lemos. Estarão presentes cerca de 150 expositores da região e também espanhóis. Para além dos produtos típicos da região e de outras zonas do País, os visitantes podem encontrar produtos desde metais, passando pelas madeiras, rendas, porcelanas, bijutarias entre outros. Para Pedro Tavares, vice-presidente do Núcleo Empresarial da região da Guarda, esta iniciativa demonstra que “é um marco no artesanato nacional”.
Multimédia