Voltar à Página da edicao n. 390 de 2007-07-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Beira Interior tem os solos e o clima adequados à produção de cana do açúcar

Clima e terrenos propícios na região

Segundo os investidores, a região da Beira Interior reúne todas as condições necessárias para a implantação de culturas agrícolas que visem a produção de biocombustíveis.

> Notícias da Covilhã

Nos testes realizados, "as culturas deram-se bem com o clima, em particular com as temperaturas. Resistiram a geadas, inclusivamente", explica.
De acordo com a ESA, a Campina de Idanha, a Cova da Beira e a zona sul de Castelo Branco têm aptidão para as plantações.
A apresentação formal do projecto depende actualmente da indicação dos terrenos de implantação, "que estão a ser negociados pela Câmara de Idanha-a-Nova, que apoia o projecto", afirma Luís Manso. "Só com o local definido podemos avançar com a candidatura PIN", acrescenta.
O Sistema de Reconhecimento e Acompanhamento dos Projectos de Potencial Interesse Nacional (PIN) é um mecanismo de acompanhamento e desenvolvimento processual de projectos de investimento ligado à API. Podem ser abrangidos os projectos que, sendo realizados em território nacional, demonstrem sustentabilidade ambiental e territorial, representem um investimento global superior a 25 milhões de euros e apresentem um impacto positivo em diversos domínios.
Luís Manso não arrisca prazos para a concretização do projecto, uma vez que depende também do concurso a lançar pelo Governo para a atribuição de licenças para a produção de bioetanol, que espera "aconteça até final de Setembro". "Uma coisa é certa: as infra-estruturas levam pelo menos um ano a instalar", diz.
O bioetanol é um biocombustível obtido através da fermentação alcoólica de açúcares e que pode ser misturado na gasolina e gasóleo para reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera. No passado mês de Março, os líderes da União Europeia estabeleceram como objectivo que, até 2020, 20 por cento da energia consumida em cada país provenha de fontes renováveis, com um mínimo de 10 por cento de biocombustíveis nos casos da gasolina e gasóleo para transporte.

[Voltar]


A Beira Interior tem os solos e o clima adequados à produção de cana do açúcar
A Beira Interior tem os solos e o clima adequados à produção de cana do açúcar


Data de publicação: 2007-07-24 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior