Voltar à Página da edicao n. 389 de 2007-07-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os passageiros que viajaram nos comboios da linha da Beira Baixa tiveram ofertas de fruta da Cova da Beira

Serra da Estrela promovida de comboio

Decorreu até ontem, 16 de Julho, a iniciativa “A Semana da Serra da Estrela”. Os passageiros que viajaram a bordo do Intercidades tiveram a oportunidade de degustar alguns dos frutos que são produzidos na região.

> Notícias da Covilhã

“A Semana da Serra da Estrela” foi uma iniciativa que a Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) promoveu até ontem, 16 de Julho, em conjunto com os Caminhos-de-Ferro de Portugal (CP). A esta iniciativa juntaram-se ainda a Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira e a Quinta dos Lamaçais.
Promover o turismo na região foi um dos principais objectivos que a RSTE e a CP pretendem desenvolver nos próximos meses. A bordo da linha da Beira Baixa – Intercidades – foi colocada à disposição dos passageiros fruta da época da região, com especial relevo para o pêssego e nectarina, da Cova da Beira. A fruta foi cedida pela Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira e a Quinta dos Lamaçais. Para além desta iniciativa os passageiros da CP vão também ter ainda acesso a informação vária sobre as Rotas Turísticas da Serra da Estrela, (Rota dos 20 Castelos, Rota dos Descobridores, Rota das Antigas Judiarias, Rota da Lã, Rota do Rio Mondego) assim como informação sobre o alojamento hoteleiro da região.
Esta foi a primeira de várias iniciativas de colaboração entre a CP e a Região de Turismo da Serra da Estrela. Durante esta semana o evento é retomado na linha da Beira Alta, com a promoção de mais produtos Serra da Estrela. Jorge Patrão, presidente da RTSE, refere que estas iniciativas pretendem “promover a Serra da Estrela aliando o que de melhor se produz na região frutícola da Cova da Beira”. “É a melhor região frutícola do País, pelo menos na produção da cereja, da nectarina e do pêssego”, salienta. Jorge Patrão refere que “não temos, a função de promover só a neve. Agora estamos num momento em que é importante divulgar e promover a Serra da Estrela como a melhor região frutícola portuguesa”, adianta.
Sobre o projecto de reestruturação e reabilitação que está a ser desenvolvido para a zona da Torre, Jorge Patrão apenas reforça a ideia de que o desenvolvimento da Serra da Estrela “parte de divulgar uma imagem de diversidade da Serra, de termos mais para oferecer do que a neve”, adianta. “A nossa função é cada vez mais promover a Serra da Estrela como um espaço de uma estância de montanha mas também como um centro de lazer, nomeadamente na realização de passeios pedestres. É a nossa forte aposta”, acrescenta.


Os passageiros que viajaram nos comboios da linha da Beira Baixa tiveram ofertas de fruta da Cova da Beira
Os passageiros que viajaram nos comboios da linha da Beira Baixa tiveram ofertas de fruta da Cova da Beira


Data de publicação: 2007-07-17 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior