Voltar à Página da edicao n. 389 de 2007-07-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Carlos Pinto espera que esta se torne a festa da cidade

Covilhã em festa já no próximo sábado

Um evento “galvanizante e envolvente” é o que Carlos Pinto espera do primeiro Covilhã em Festa. No próximo sábado, 21 de Julho, a zona da ANIL vai ser palco de um mega-desfile com a participação de mais de mil pessoas.

> Eduardo Alves

A Câmara da Covilhã está a organizar um mega-desfile com 17 juntas de freguesia e 58 associações, onde se pretende “juntar todo o concelho”. “Covilhã em Festa” é a mais recente aposta da autarquia que visa “reunir um conjunto de iniciativas que andavam dispersas”. Cerca de mil pessoas vão dar forma a um desfile com início na Escola Quinta das Palmeiras, pelas 18 horas, passando depois pela Avenida Europa e terminando no estacionamento do Pavilhão da ANIL, onde “decorre um mega-churrasco”.
Um evento que a autarquia social-democrata quer “repetir durante os próximos anos e que marque o encontro de movimentos associativos, das juntas de freguesia, de órgãos institucionais do concelho e que possam depois prolongar-se com um convívio entre a população”. O programa desta iniciativa foi apresentado na passada semana pelo chefe do executivo social-democrata que actualmente dirige a Câmara da Covilhã. Carlos Pinto prometeu “muita animação, cor e luz” num evento “onde nem tudo estará perfeito, visto esta ser a primeira vez”. O autarca sublinha, todavia, que “houve uma equipa a trabalhar nos últimos cinco meses para fazer uma espécie de síntese entre os antigos cortejos de oferendas que se realizavam há 50 anos e os modernos festivais actuais com muita música e cor e gastronomia”.
Este “Covilhã em Festa, não pretende imitar nada”, garante Pinto. O presidente da câmara, que não excluiu a possibilidade de também participar num desfile de carros alegóricos, danças e marchas, diz apenas que esta iniciativa tem como objectivo “evoluir e transformar-se num grande acontecimento de âmbito regional”.
O cortejo envolverá 17 juntas de freguesia, 58 associações e terá cerca de mil figurantes. A todos estes juntam-se personagens de fantasia, e uma equipa espiral com cinco gigantes” e oito “cabeçudos”. Presença também de um carro alegórico com o brasão da cidade e de mais 17 viaturas que representam as freguesias participantes neste evento. Para além deste desfile vai decorrer também um mega-churrasco no parque de estacionamento do Pavilhão da ANIL, um espectáculo de música latina com os “D’Tácon” e pelas zero horas, uma mostra de águas dançantes, e pirotecnia, no Jardim do Lago, a que se segue a actuação de dj’s convidados. O encerramento desta festa está previsto para as 4 da madrugada.


Carlos Pinto espera que esta se torne a festa da cidade
Carlos Pinto espera que esta se torne a festa da cidade


Data de publicação: 2007-07-17 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior