Voltar à Página da edicao n. 388 de 2007-07-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Galeria de Exposições Temporárias da UBI acolhe esta mostra de pintura

Ver, com outro olhar

A Galeria de Exposições Temporárias do Núcleo da Real Fábrica de Panos da UBI acolhe até dia 29 de Julho uma mostra de pintura a óleo da autoria de Eugénia Matos.

> Eduardo Alves

Desde as flores de Inverno, até à cozinha da casa da avó, são muitos os objectos e os cenários que Eugénia Maria Gonçalves de Matos retrata nos quadros pintados a óleo que agora estão expostos na UBI.
Uma mostra de pintura que vai até dia 29 de Julho e conta com um vasto leque de pinturas a óleo que preenchem os corredores da Galeria de Exposições Temporárias do Núcleo da Real Fábrica de Panos da UBI.
Eugénia Maria Gonçalves de Matos é natural da Covilhã, embora a maior parte da sua infância tenha sido passada na cidade do Fundão. Concluiu o liceu na Escola Secundária Frei Heitor pinto, na Covilhã e detêm também um curso de francês pela Aliance Française de Coimbra onde conseguiu o “Diplome d’Hautes Études Francaises Modernes”.
A autora dos quadros confessa que o gosto pela pintura e pelos trabalhos manuais “cedo se manifestou”. Mas foi a partir de 1997 “que esta vontade se instalou, tendo, desde então, tentado aprimorar a minha técnica e os meus trabalhos, lendo pesquisando e aprendendo”.
Eugénia Maria Gonçalves de Matos participou já numa exposição colectiva organizada pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior em 1999 e tem já várias obras vendidas quer na Covilhã, quer um pouco por todo o País.
Esta exposição, representa para a autora, “mais do que um estudo da técnica, representa um descobrir de sentidos”. Eugénia Matos diz que “dentro da simplicidade dos objectos escolhidos, alguns já retratados por Ciseja Bjork, tento dar uma visão diferente da luz e da cor que nos rodeia”.
A autora confessa também que “sendo estes trabalhos ainda a procura do meu próprio estilo, tento transmitir em cada quadro um pouco daquilo que sou, querendo, através dessa simplicidade, passar um misto de emoções e sentimentos”.


A Galeria de Exposições Temporárias da UBI acolhe esta mostra de pintura
A Galeria de Exposições Temporárias da UBI acolhe esta mostra de pintura


Data de publicação: 2007-07-10 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior