Voltar à Página da edicao n. 386 de 2007-06-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

A Senhoras das Fogueiras

> Eduardo Alves

Vem o destino desta semana a propósito da exposição fotográfica que está patente na galeria de exposições temporárias do Museu de Lanifícios da UBI.
Vários retratos mostram a devoção de um povo a uma santa através de uma procissão. Até aqui parece uma fé e um acto religioso iguais a tantos outros espalhados por esse mundo fora. Contudo, é o culto à Virgem da Conceição, padroeira de Nava há mais de 280 anos, que torna esta cidade espanhola, um ponto de interesse turístico.
A cerca de cem quilómetros de Salamanca, é uma pequena cidade espanhola, que surge por entre um enorme vale de terrenos agrícolas. A marcar a localização deste aglomerado populacional com pouco mais de dois mil habitantes está a torre da Igreja Catedral. Desde a sua construção em 1702, que este monumento se afigura como ponto central de toda a localidade. Um templo de grandes muros com três naves rectangulares e com elegantes formas renascentistas que guarda no seu interior um vasto espólio artístico de onde se destacam as imagens de arte sacra do Cristo Nazareno, do Cristo do Perdão, de São Francisco e claro, da Virgem da Conceição.
Esta povoação que tem Tordesillas a Norte e Medina del Campo a Este conta ainda com outros pontos de interesse turístico e cultural, como é o edifício da câmara municipal ou “ayuntamiento” ou o convento de São João.
A agricultura de sequeiro continua a ser a principal fonte de rendimento dos seus habitantes e o cultivo dos largos terrenos que circundam a cidade conferem-lhe geometrias singulares. É uma povoação tipicamente do interior profundo de Espanha que merece visita por estas alturas de Verão onde as touradas na praça central se repetem em diversas alturas, mas também na noite de 30 de Novembro, onde mais de dez mil fiéis acorrem para ver a procissão da “Virgem dos Pegotes”.






Data de publicação: 2007-06-26 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior