Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 385 de 2007-06-19 |
Exposição e conferência dão a conhecer festividade religiosa espanhola na UBI
“CREPITARES – La Bajada y Subida de Ntra. Sra. de La Concepción: La Virgen de los Pegotes” é o título da exposição que estará patente no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (galeria de exposições temporárias do Núcleo da Real Fábrica de Panos) entre hoje dia 19 de Junho e 1 de Julho.
> Eduardo AlvesUm conjunto de 35 fotografias da autoria do fotógrafo espanhol Carlos Cazurro, compõem a mostra que retrata a tradicional festividade religiosa da “Virgem dos Pegotes” de Nava del Rey, Valladolid, Espanha. A sua vinda à Covilhã está a ser organizada pelo UBI_CES (Centro de Estudos Sociais da Universidade da Beira Interior) em conjunto com o Ayuntamiento de Nava del Rey no âmbito de uma cooperação transfronteiriça de inter-conhecimento de costumes, arte e religiosidade, assumindo-se como um importante momento no rol de actividades levadas a cabo por este centro de investigação.
As primeiras referências ao culto de Nossa Senhora da Conceição na localidade castelhano-leonesa de Nava del Rey remontam a meados do século XVI, altura em que se constrói uma ermida no alto do monte de Pico Zarcero. Em 1745, o Ayuntamiento escolhe esta devoção mariana para Patrona da localidade, estabelecendo e activando uma ritualidade regrada que se expressava pelo desenvolvimento de um novenário em sua honra cumprido entre 30 de Novembro e 8 de Dezembro. A imagem descia do monte em direcção à paróquia, em procissão solene, no dia 6 de Dezembro. Conta a tradição que nesses tempos, momentos antes da celebração, surgiu uma grande tempestade, o que obrigou a atrasar o préstito cerimonial. A escuridão envolveu os rostos dos sentires, os perfis da terra e o trilho do caminho processional. Terá sido a partir dessa ocasião e contrariando o fenómeno natural que se começou a iluminar o trajecto devocional com fogueiras e com “pegotes”, archotes feitos à base de pez e de breu. Nascia, assim, a “Virgem dos Pegotes”.
Esta exposição itinerante, composta por 35 fotografias captadas entre 2004 e 2006 por Carlos Cazurro, tem por finalidade, além da promoção da tradicional “Bajada y Subida de Ntra. Sra. de la Concepción”, a concessão da Declaração de Interesse Turístico Nacional e Internacional. Neste sentido, têm sido bastantes os locais por onde passou e irá estar patente a mostra. Na região, depois da UBI e de Castelo Branco (patente entre 22 e 30 de Mai, no Cine-Teatro Avenida), a exposição poderá ser contemplada no Fundão, ainda este ano e em data a agendar.
A abertura da mostra no Museu de Lanifícios da UBI, agendada para as 17 horas de hoje, dia 19 de Junho, e contará com as presenças de Cirilo García Moro, Alcaide de Nava del Rey, de Carlos Cazurro, autor das fotografias, e de Manuel Santos Silva, Reitor da UBI.
Multimédia