Voltar à Página da edicao n. 384 de 2007-06-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A exposição mostra os principais momentos do clube covilhanense

Recordar o Sporting Clube da Covilhã

Está patente desde o passado dia dois uma exposição documental sobre o Sporting Clube da Covilhã, da autoria de João de Jesus Nunes. Esta exposição estará em exibição até ao próximo dia 16, no Espaço Arte e Cultura da Câmara da Covilhã. Um olhar para o passado histórico e glorioso do Clube da cidade.

> Joana Barata

Está patente no Espaço Arte e Cultura, a “Exposição Histórico-Documental sobre o Sporting da Clube da Covilhã”. Desde livros a jornais e várias publicações que contam a história do clube, os visitantes poderão apreciar ainda a primeira taça conquistada pelo clube com mais representatividade no concelho. Conta ainda com peças de outros clubes nacionais e estrangeiros, como cachecóis e fotografias.
A mostra surge no âmbito do 84º aniversário do clube. A par com esta exposição, João Nunes publicou mais uma obra sobre o clube, desta vez para relatar a presença da associação covilhanense na final da Taça de Portugal, em 1957, apesar da derrota por 3-1 com o Benfica. O livro “Sporting Clube da Covilhã na Taça de Portugal – Cinquentenário da sua participação na final” é o quarto da sua autoria. A obra revela dados informativos sobre a competição e sobre a história do Sporting da Covilhã. Este livro surge para João Nunes como “fruto de uma vasta recolha documental, dedicação e vivência deste clube”. O programa do 84º aniversário do Sporting da Covilhã teve início no passado Sábado com uma missa solene na Igreja de São Tiago. Foi feita de seguida uma romagem ao cemitério, onde foi descerrada uma lápide em memória dos sócios falecidos. João Nunes, que é agente de seguros e colaborador do Jornal Notícias da Covilhã, assim como participante activo na comunidade, salientou que “não poderia deixar de comemorar esta data, e aproveitei o facto de precisamente hoje fazerem 50 anos que o clube chegou à final com o Benfica, para fazer esta exposição e lançar uma obra de âmbito monográfico”.
João Nunes revela a sua preocupação relativamente ao “esquecimento” do clube: “As pessoas não se lembravam da notoriedade do clube, que tem estado esquecido”, e diz ser ”necessário despertar a comunidade para a vertente cultural, que é muito importante, e partilharem tal como eu coisas interessantes”. Na inauguração da exposição houve tempo ainda para presentear os mais pequenos. A iniciativa surgiu de um convite feito por João Nunes aos alunos da Escola Básica do Rodrigo e do Jardim de Infância, para que carinhosamente fizessem desenhos relativos ao clube. João Nunes deixa um apelo: ”Gostava que as associações desportivas se aliassem ainda mais e que se olhe sempre para a vertente cultural”.
Para José Barreiros esta exposição tem um gosto muito especial. Ele foi o primeiro massagista ao serviço do clube, durante 47 anos, passado que recorda com saudade e nostalgia: ”É um prazer vermos hoje estas fotografias e recordar o que foi o clube desde as reuniões aos jogos.”


A exposição mostra os principais momentos do clube covilhanense
A exposição mostra os principais momentos do clube covilhanense


Data de publicação: 2007-06-12 10:54:40
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior