Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 383 de 2007-06-05 |
“Os empreendedores formados nesta casa têm sucesso”
Para João Leitão, docente do curso de Marketing da Universidade da Beira Interior (UBI), Nuno Adriano e a Adriventura são a prova da qualidade do ensino na instituição. O jovem empresário foi o convidado de uma aula aberta de Webmarketing.
> Igor CostaPelo segundo ano consecutivo, João Leitão leva até junto dos alunos, empresários que utilizam algumas das vertentes do webmarketing na promoção das suas actividades. Na passada segunda-feira, 4 de Junho, Nuno Adriano, licenciado pela UBI em Ciências do Desporto, falou das novas tecnologias no negócio do desporto natura.
Há dois anos no mercado, o jovem conta com três colaboradores directos e oito monitores subcontratados, mas tem na Internet o principal motor da empresa.
Algo que não espanta João Leitão. “Os alunos de hoje estão mais preparados no que diz respeito às novas tecnologias da informação e comunicação. Facilmente apreendem esses conhecimentos, o que facilita a sua integração em actividades profissionais”, defende o docente. “Quase todos os nossos contactos são desenvolvidos por aí, ainda que o contacto pessoal seja importante para oficializar o negócio. A Internet permite-nos chegar a clientes a que era impossível chegar de outro modo.” Grupos de empresários, com capacidade financeira para pagar as actividades, unidades hoteleiras e grupos aleatórios são os principais clientes portugueses da Adriventura.
Mas o empresário tem usado a Internet para chegar junto de um outro público: “Há também o mercado estrangeiro que, regra geral, está disposto a pagar bem por determinados serviços”. Clientes em busca de programas culturais e históricos, ou de actividades desportivas alternativas. “Vêm grupos de estrangeiros praticar pesca desportiva em determinadas ribeiras de difícil acesso, e é algo que é bem pago, porque gostam”. Nuno Adriano organiza actividades na região e em todo o país, “mas o objectivo é podermos actuar internacionalmente”. Moderado nas considerações sobre a sua actividade, o empresário remete para daqui a dois anos a afirmação enquanto empresa de sucesso. De momento, prefere afirmar que se trata de “um projecto válido”.
Para João Leitão, a Adriventura é um caso “não só de sucesso, mas sobretudo de resistência, de afirmação de valores que se pautam pela diferença, designadamente o desenvolvimento de actividades desportivas em ambiente de natureza”. O docente mostrou-se agradado com as preocupações técnicas ao nível do marketing, “designadamente em termos da identificação de mercados e de segmentos. E também da sua adequação à oferta de actividades desportivas em função daquilo que é a procura, não só em mercados nacionais, mas também internacionais”.
À margem da aula aberta, Nuno Adriano referiu as dificuldades que tem sentido enquanto investidor. Para além das complicações burocráticas, “há depois o facto de o turismo na Serra estar concessionado a apenas uma empresa – a Turistrela. Isso cria-nos problemas, porque condiciona os investimentos de terceiros, em algumas actividades que eu ou outras empresas possamos realizar”. O empresário sente-se também afectado por uma “massificação do turismo na zona, que nos afasta muitos clientes” que vêm em busca do lado mais natural da Serra da Estrela. Para Nuno Adriano, há que escolher entre o turismo de natureza, selectivo, e de qualidade, “ou o turismo assente nos 102 autocarros que sobem à torre no dia de Carnaval, por exemplo”.
Este Verão, a empresa iniciará um fórum on-line. Agora que o número de clientes o justifica, Nuno Adriano quer saber o que estes acham dos seus serviços, através de discussões abertas, “mas queremos abri-lo também a agentes exteriores, para discutirmos situações ambientais”. A criação de um blogue permitirá ainda o visionamento de fotografias e vídeos, que passarão também em feiras promocionais como a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), conferências e outros eventos.
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