Voltar à Página da edicao n. 382 de 2007-05-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Mais uma vez a Covilhã recebeu um festival de aviação

JAC2007 deixa UBI com cabeça no ar

A AEROUBI organizou mais uma vez as Jornadas Aeronáuticas da Covilhã (JAC). Para além de um programa de conferências entre os dias 16 e 18 de Maio, as festividades contaram com uma exposição de aviões e uma demonstração de voo no aeródromo da cidade-neve. No fim-de-semana muitos estudantes viram um número por parte de uma equipa de pára-quedistas e puderam experimentar pela primeira vez a sensação de voar.

> Stephane Oliveira

A adesão geral foi boa e no final toda a gente parecia estar contente com a iniciativa. "O encontro foi particularmente importante para os estudantes do curso de engenharia Aeronáutica" - afirma Alexandre Maneta, vice-presidente do núcleo daquele curso. “Grandes nomes do sector estiveram presentes no JAC2007, entre eles o presidente da TAP e da ANA, Fernando Pinto e Guilhermino Rodrigues, respectivamente" - prossegue.
O curso de Engenharia Aeronáutica existe na UBI desde 1991. "O mercado aeronáutico está melhor, e a UBI foi parte integrante disso" - defende David Simão controlador financeiro da Euro Atlantic.
O próprio curso tem sofrido várias reestruturações, hoje vários antigos alunos estão em firmas conhecidas e são um motivo de orgulho para a universidade. Um desses ex-alunos é David Simão. Este ex-ubiano defende que pessoas como ele têm de usar a sua experiência para melhorar a licenciatura. Talvez concordando com a opinião do engenheiro da Euro Atlantic a AEROUBI convidou ex-alunos na UBI que trabalham em cooperações do ramo e que tiveram sucesso.
O curso de aeronáutica tem várias aplicações possíveis, na indústria uns são projectistas, outros trabalham na manutenção e outros no desenvolvimento de componentes. David Simão garante que "todos os alunos do curso estão empregados, o mercado aeronáutico é suficiente para em Portugal todos terem arranjado trabalho e a JAC2007 foi realizada precisamente com o propósito de difundir essa ideia, o JAC 2007 serve principalmente para dinamizar o curso e para dissipar as dúvidas em relação ao mercado externo".


Mais uma vez a Covilhã recebeu um festival de aviação
Mais uma vez a Covilhã recebeu um festival de aviação


Data de publicação: 2007-05-29 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior