Voltar à Página da edicao n. 382 de 2007-05-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Museu dos Lanifícios acolheu diversos eventos

Conferências no Museu de Lanifícios

No Dia Internacional dos Museus, o Museu de Lanifícios apresentou, em sessão pública, duas conferências, “Leituras do desenho” por José Mouga e “Um olhar sobre o património da Beira Interior”, através de José Afonso.

> Rafael Gomes

O desenho e o património da Beira Interior foram as temáticas das conferências, apresentadas pelo Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, na passada sexta-feira, 18 de Maio.
Estas conferências, realizadas no âmbito do Dia Internacional dos Museus, tiveram lugar no Núcleo da Real Fábrica Veiga e foram protagonizadas por José Mouga, pintor e autor da exposição de pintura e desenho a decorrer no museu, e por José Afonso, director da delegação de Castelo Branco do IPPAR.
Pelas 15h30, José Mouga palestrou sobre “Leituras do desenho”, pronunciando-se a respeito do desenho em geral, das formações e conceitos inerentes à cultura e civilização, e sobre a evolução do desenho através do tempo.
A segunda conferência, marcada para as 17h00 e intitulada “Um olhar sobre o património da Beira Interior”, incidiu sobre a defesa, conservação e restauração dos edifícios patrimoniais da Beira Interior.
Como explica o próprio José Afonso, “trata-se de uma exposição de situações que se verificam por toda a Beira Interior quanto ao modo de intervir no património”.
“De há sete anos para cá, há mais consciência patrimonial e uma grande disponibilidade das pessoas para a preservação do património, mas ainda é necessário muito trabalho pedagógico junto das escolas e populações, com vista a fortalecer esta consciência patrimonial”, referiu.
No seguimento da sessão pública, procedeu-se, ainda, à apresentação da nova imagem gráfica do Museu de Lanifícios, por Yara Massae Kono, designer gráfica, e a uma homenagem à memória de D. Maria Julieta Mouzaco Alçada Almeida Ribeiro, amiga e doadora do museu.


O Museu dos Lanifícios acolheu diversos eventos
O Museu dos Lanifícios acolheu diversos eventos


Data de publicação: 2007-05-29 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior