Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 382 de 2007-05-29 |
E-Learning com distinção europeia
Depois de terem conhecido as repercussões do projecto e-Veste, os responsáveis pelo Departamento de Engenharia Têxtil da UBI receberam um membro da Scienter que veio à Covilhã saber mais sobre as acções de e-learning produzidas numa parceria em que o lider foi o Civec.
> Eduardo AlvesPaolo Minguzzi veio à UBI para se inteirar “de forma mais aprofundada, sobre o desenvolvimento do projecto e-Veste”, explica Rui Miguel, do Departamento de Engenharia Têxtil da UBI.
Este docente foi um dos responsáveis da UBI que trabalhou em ligação directa com as várias entidades envolvidas no desenvolvimento de pacotes de formação e-learning para activos da indústria do vestuário que teve como entidade lider o Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção (CIVEC). Para além do CIVEC e da UBI, foram parceiros a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (ANIVEC/APIV), a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis (FESETE) e o Centro de Serviços e Apoio às Empresas (AEP/CESAE). Esta acção contou com o apoio do programa EQUAL, Área Sociedade da Informação e do Conhecimento.
Depois da distinção atribuída pela Comissão Europeia, através da DG Entreprise, este membro da Scienter deslocou-se a Portugal para reunir com todos os parceiros do e-Veste, tendo também visitado a UBI, para estudar este caso referência. Numa reunião onde estiveram vários membros intervenientes no projecto, Minguzzi informou os representantes da universidade sobre os próximos passos a serem dados em torno do e-Veste. Este projecto vai fazer parte de uma publicação a ser lançada no próximo mês de Junho pela Comissão Europeia, e onde vão figurar mais cinco projectos similares, desenvolvidos um pouco por todo o espaço europeu.
Esta publicação “tende a ser um caderno de boas práticas para o desenvolvimento de futuros programas europeus de apoio à produção de conteúdos e-learning". Espera-se que os projectos de formação que venham a contar com financiamento da União Europeia “vão ter de seguir as directrizes que constam dessa publicação”, explica assim Rui Miguel. O e-Veste surgiu no âmbito de uma parceria que a UBI mantêm com várias instituições ligadas ao sector têxtil e na qual a UBI foi parceira para analisar, propor correcções e validar os conteúdos de formação. A UBI procedeu também à avaliação do projecto, participou em acções de formação presencial em empresas e participou nas diversas reuniões e seminários, tendo apresentado comunicações. No que respeita ao futuro deste projecto, em finais de Novembro de 2006 foram assinados entre os parceiros um protocolo e um programa de continuidade para se proceder a novas candidaturas para dar continuidade ao projecto e-Veste.
> manuelafazendeiro @ hotmail . com em 2007-05-30 10:09:09
está tudo muito bem só que a parceria É DO CIVEC.
[Notícia actualizada]
Multimédia