Voltar à Página da edicao n. 381 de 2007-05-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Escola das Palmeiras foi premiada como uma das dez melhores no concurso nacional PT Sapo

Uma Escola do Futuro na Covilhã

A escola Secundária/3º Ciclo Quinta das Palmeiras foi premiada como uma das dez escolas do futuro pelo concurso nacional PT Sapo Challenge – “A aventura do conhecimento”. O mérito da vitória coube a cinco alunas de 11º ano daquela escola.

> Cristina Reis

Já são conhecidas as dez “escolas do futuro”, vencedoras do concurso SAPO Challenge 2007, entre as quais se encontra a Escola Secundária/3º Ciclo Quinta das Palmeiras, da Covilhã. Os resultados foram anunciados na passada quinta-feira pela Portugal Telecom, no Centro de Congressos de Lisboa.
O concurso, promovido pela Portugal Telecom no âmbito da PT Escolas, teve início em Outubro do ano passado com o objectivo de dinamizar o uso da Internet entre os alunos, enquanto ferramenta de trabalho, de pesquisa e produção de conteúdos, bem como incentivar a utilização da Internet para fins educativos e não apenas lúdicos.
Desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e com a colaboração da RTP, o desafio consistia em que equipas de 5 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico ou Secundário criassem, com o apoio de um professor, um trabalho multimédia para publicação na Internet, que seria actualizado semanalmente, de acordo com um conjunto de tarefas que lhes iam sendo atribuídas. Estas tarefas incidiriam sobre a construção de um blogue e criação de posts, acerca de uma Obra de Literatura Portuguesa. A equipa teria, ainda, de realizar exercícios de ordem prática, de reportagem, entrevista, cobertura fotográfica e vídeo, dramatização, criação e recriação acerca da obra escolhida.
Como forma de responder a este desafio, cinco alunas do 11º ano do Curso Ciências e Tecnologias da Escola Quinta das Palmeiras formaram a equipa “As QNA”, escolheram a obra “A Lua de Joana”, de Maria Teresa Gonzalez, e criaram um blogue a 2 de Fevereiro de 2007. Foi esse blogue, que as levou à final e que tornou a Escola Secundária/3º Ciclo Quinta das Palmeiras numa escola do futuro. A PT irá, agora, diagnosticar as necessidades específicas da escola covilhanense em termos de novas tecnologias, equipando-a com os serviços necessários para as actividades pedagógicas e administrativas, bem como criar acções de formação de todo o corpo educativo escolar, facilitando a utilização das inovações tecnológicas no ensino. Segundo João Paulo Mineiro, Presidente do Conselho Executivo da Quinta das Palmeiras, esta é uma escola “virada para o futuro, uma escola inovadora, que acredita nas novas tecnologias e que gosta de trabalhar sobretudo no plano da aprendizagem actual, e nesta medida, este prémio vem mesmo na altura certa”. Esta é a segunda edição do concurso, derivada do sucesso da primeira, na qual a escola da Covilhã também participou, tendo ficado pelas meias-finais, alcançando o primeiro lugar distrital. “A iniciativa de participar nos desafios pedagógicos que são colocados pelos vários organismos parte sempre dos alunos, sendo prática desta escola incentivá-los, porque verificamos que têm qualidade e para eles é uma mais valia. Enquanto estão a participar vão aprendendo e, sem se darem conta, adquirem determinadas competências que mais tarde lhes serão úteis na vida profissional”, realça João Paulo Mineiro. O concurso encerrará num programa da RTP1, a ser transmitido nos dias 30 de Junho e 1 de Julho onde estarão reunidas as 10 equipas finalistas para por à prova os seus conhecimentos nas áreas da Internet, da língua portuguesa e da perícia física. A representar a Escola Covilhanense lá estarão as “As QNA”. A equipa de alunos vencedora será premiada com uma viagem a Silicon Valley, o centro da criação digital dos EUA, onde poderá celebrar o final desta Aventura do Conhecimento.


A Escola das Palmeiras foi premiada como uma das dez melhores no concurso nacional PT Sapo
A Escola das Palmeiras foi premiada como uma das dez melhores no concurso nacional PT Sapo


Data de publicação: 2007-05-22 10:06:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior