Voltar à Página da edicao n. 381 de 2007-05-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Esta tese de mestrado estudou a cidade da Covilhã

Movimentos de terreno em análise

Estudos geotécnicos foram o ponto de partida da tese de mestrado de José Filipe Minhós da Costa Riscado.

> Catarina Reixa

“Análise da Susceptibilidade aos Movimentos de Terreno na Bacia Hidrográfica da Ribeira da Carpinteira com Recurso aos Sistemas de Informação Geográfica” foi a tese defendida pelo licenciado, em Engenharia Civil, José Filipe Minhós da Costa Riscado, no dia 16 de Maio, no pólo I – (Ciências de Engenharia) da Universidade da Beira Interior.
“Elaborar uma Carta de Susceptibilidade aos Movimentos de Terreno que contribua para um melhor planeamento urbano e demonstrar as funcionalidades dos sistemas de informação geográfica nos estudos geotécnicos” – foi desta forma, que o mestrando definiu os objectivos da sua tese.
A investigação, segundo José Riscado “identifica pontos específicos na cidade da Covilhã, com declives acentuados, que são locais de risco, e pode constituir uma medida de prevenção”.
Durante a apreciação, o júri caracterizou a dissertação apresentada como “um valioso documento, que o município da Covilhã deveria aplicar no planeamento urbanístico”.
António Luís de Almeida Saraiva, professor associado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi o arguente desta tese, aprovada com a classificação de Muito Bom. Fizeram ainda parte do júri Victor Manuel Pissarra Cavaleiro e Paulo Eduardo Maia Carvalho, ambos professores da Universidade da Beira Interior.


Esta tese de mestrado estudou a cidade da Covilhã
Esta tese de mestrado estudou a cidade da Covilhã


Data de publicação: 2007-05-22 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior