Voltar à Página da edicao n. 381 de 2007-05-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O estudo aborda os comportamentos de saúde nos estabelecimentos escolares e foi apresentado na UBI

Comportamentos de Saúde nas escolas de Seia

Ana Margarida Lopes Laranjo Martins Jerónimo prestou provas de mestrado na área da Educação com a dissertação intitulada “Comportamentos de Saúde em Adolescentes das Escolas do 2.º e 3.º Ciclos do Concelho de Seia”, obtendo o resultado final de Aprovado, com a classificação de Muito Bom.

> Susana Goncalves

A licenciada Ana Margarida Lopes Laranjo Martins Jerónimo prestou provas de mestrado na passada quarta-feira, dia 16 de Maio, que decorreram no pólo IV da Universidade da Beira Interior. Na ocasião procedeu-se à discussão da sua tese de mestrado em Educação intitulada “Comportamentos de Saúde em Adolescentes das Escolas do 2.º e 3.º Ciclos do Concelho de Seia”.
Ana Margarida Jerónimo falou da temática da sua tese que compreendeu comportamentos de saúde em adolescentes do 2.º e 3.º ciclos do concelho de Seia. O estudo abrangeu cinco escolas, que representam uma população de 1328 alunos. “Trabalhamos em diversas áreas como: estilo de vida, hábitos de consumo, hábitos alimentares e comportamentos relacionais. O questionário era bastante exaustivo e abrangia também a saúde mental”.
O questionário estava sub-dividido em diferentes áreas, todas de acordo com os comportamentos de saúde, e foi criado por Ana Margarida Jerónimo.
Em termos de material de suporte há alguma informação relativamente às questões de prevenção quanto à saúde. No entanto há uma vasta área a trabalhar, «principalmente no que diz respeito à prevenção quanto à saúde, e na criação de material pedagógico e intervenção directa com os adolescentes».
As conclusões a que Ana Margarida Jerónimo chegou são que “a escola não desempenha neste momento todo o tipo de intervenção em termos de educação para a saúde: não consegue dotar os adolescentes de comportamentos saudáveis”, havendo ainda um longo caminho para que fomente a educação e o desenvolvimento dos estilos de vida saudáveis.
“O indivíduo não pode ser nunca considerado individualmente, ele tem de ser sim um exemplo central na intervenção tem que se abranger a família, os amigos, a escola, a comunidade e os mass media”, defende.
O júri das provas de mestrado foi presidido por João Queiroz, Catedrático da Universidade da Beira Interior, e integrava ainda Maria Eduarda Cunha Ferreira, docente do Instituto Politécnico da Guarda, Manuel Loureiro, e Maria Luísa Branco, professores da Universidade da Beira Interior.


O estudo aborda os comportamentos de saúde nos estabelecimentos escolares e foi apresentado na UBI
O estudo aborda os comportamentos de saúde nos estabelecimentos escolares e foi apresentado na UBI


Data de publicação: 2007-05-22 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior