Voltar à Página da edicao n. 381 de 2007-05-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Escola Quinta das Palmeiras organizou um certame onde foram apresentados vários produtos

Alunos organizam Feira de Produtos

A Escola Quinta das Palmeiras organizou nos dias 18 e 19 de Maio uma Feira de Produtos, dando a conhecer a todos os visitantes um projecto dedicado ao empreendorismo, no âmbito de um plano da CAIE - Centro de Apoio à Inovação e Empreendorismo, com o apoio da UBI e do Parkubis.

> Vânia Rodrigues

Simular a criação de uma empresa, desde a sua estrutura organizacional, nome da firma, corpos sociais, produtos, catálogos de produtos, logótipos, capital social, departamentos, embalagens e aplicar várias técnicas de negociação com parceiros nacionais e estrangeiros, constituiu o principal objectivo desta Feira de Produtos que decorreu na Escola Quinta das Palmeiras.
A iniciativa marcou a comemoração de uma actividade que tem vindo a ser realizada por dois grupos de alunos da escola, inserida num projecto da CAIE, com a ajuda directa da Parkubis e da UBI. Uma actividade que permitiu aos alunos estabelecerem contacto com outra escola de Espanha (Oviedo), através da negociação de produtos regionais e artesanais.
A Feira era constituída por quatro tendas, entre as quais duas cooperativas, cada uma com bijuteria feita pelos alunos e com produtos da região – queijos da serra, compotas, bolos, tapetes – e outros importados de Espanha, permitindo a toda a população tomar conhecimento do trabalho realizado por estes jovens empreendedores. “Os eventos a realizar aqui na escola trazem várias vantagens porque permitem um maior acesso à actividade, quer em termos logísticos, quer em termos de organização.”, refere João Paulo Mineiro, presidente do Conselho Executivo, acrescentando ainda que “ a principal vantagem é o facto de os pais e a comunidade conhecerem o espaço físico e aquilo que por cá se faz.”
Desenvolver este projecto noutras escolas do país, tal como se verifica em Espanha, constitui outra das metas desta acção. “Para o próximo ano, ao existir uma maior autonomia da escola na escolha das disciplinas, pretende-se incluir uma disciplina de empreendorismo na Quinta das Palmeiras”, conta ao Urbi Rute Antunes, professora e organizadora responsável da feira. “Apesar da parte prática ser, sem dúvida, crucial na aprendizagem e na motivação para área, falta um pouco da parte teórica, que se concretizará através de uma disciplina específica”, conclui.
Além da apresentação à comunidade do trabalho exposto, esta iniciativa dá oportunidade aos pais e à comunidade de observar o empenho dos alunos, a cooperação existente e clima de partilha. Esta poderá ser «uma razão fundamental para que os alunos gostem de estudar, de saber mais, e acima de tudo, se sentirem motivados na aprendizagem escolar e adquirirem conhecimentos de qualidade».
São muitas as iniciativas despoletadas e realizadas por e neste estabelecimento, contudo, “a escola tenta equilibrar as actividades dentro e fora da instituição. É ao fazer cá dentro e levar também à comunidade que esta escola encontra equilíbrio e harmonia.”, refere João Paulo Mineiro.
“Anos 20, 20 anos” será a próxima festa a realizar-se no âmbito do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da escola, no dia 6 de Junho. Teatro, dança e música vão fazer parte deste projecto que pretende comemorar os 20 anos da instituição, aliando-os aos hábitos, costumes e tradições da época dos anos 20.


A Escola Quinta das Palmeiras organizou um certame onde foram apresentados vários produtos
A Escola Quinta das Palmeiras organizou um certame onde foram apresentados vários produtos


Data de publicação: 2007-05-22 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior