Voltar à Página da edicao n. 381 de 2007-05-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Teatro das Beiras acolheu a peça de Márcia Lança

Dos joelhos para baixo

O espectáculo a solo que premiou Márcia Lança em 2006 com o primeiro prémio do Programa Jovens Artistas Jovens, esteve em exibição no auditório do Teatro das Beiras no passado sábado.

> Carla Nicolau

“Uma cidade de papel é construída lentamente”. É este o culminar de todo um trabalho intensivo tendo como único material, folhas de papel.
De experiências várias em que se tentava fazer passar do suporte folha de papel para o suporte espaço, surgiu este espectáculo unicamente interpretado pela jovem e multi-facetada actriz Márcia Lança.
Toda a acção se desenrola em torno da interacção com a actriz que as formas das ditas folhas de papel podem adquirir.
Homens e mulheres de papel em sequências de acontecimentos, uns de curta e outros de longa duração, preenchem toda a peça.
É de notar todo o trabalho de iluminação realizado pela jovem Márcia Lança, que sem dúvida, dá outra cor e outra vida ao espectáculo.
A jovem actriz responsável pela criação e interpretação de todo o espectáculo manifesta uma grande admiração pelos vários domínios das artes, constando do seu perfil biográfico, além do prémio recebido pela interpretação da peça «Dos joelhos para baixo», o início da sua formação em artes do Espectáculo no Chapitô (1999/2002), a sua formação em dança, de onde podemos destacar «ex.e.r.ce 05» no CCN de Montpellier, o curso básico de Análise do Movimento, pelo IAM (2004), o Curso de Dança Contemporânea e Pesquisa de Movimento na SNDO de Amesterdão (2003), o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica no Fórum Dança (2002) e a formação contínua no C.E.M (2001/2004). Para além disto, ainda estudou voz no Conservatório Regional do Baixo Alentejo (1998/1999) e desenvolveu composição vocal com Francisco D’Orey, Catherine Rey, Meredith Monk e Lúcia Lemos.
Actualmente, em paralelo com as exibições do seu espectáculo a solo, Márcia Lança estuda Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa.
«Dos joelhos para baixo» é uma peça que vale pela originalidade, pelo valor artístico dos trabalhos realizados em papel, bem como pelo talento da sua intérprete.


O Teatro das Beiras acolheu a peça de Márcia Lança
O Teatro das Beiras acolheu a peça de Márcia Lança


Data de publicação: 2007-05-22 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior