Voltar à Página da edicao n. 381 de 2007-05-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Covilhã em “Transe”

O Festival de Cinema da Covilhã, promovido pela delegação do INATEL, rendeu-se ao filme de Teresa Villaverde e atribuiu a esta produção nacional o melhor prémio. Numa edição que fica marcada por algumas ante-estreias e filmes variados.

> Eduardo Alves

Na sua terceira edição, o Festival de Cinema da Covilhã acabou por premiar “Transe”, um filme de Teresa Villaverde, com o Grande Prémio “Cidade da Covilhã” – melhor filme de longa-metragem.
O júri constituído por Margarida Gil, Fernando Paulouro, Raquel Freire, André Barata e Telmo Martins atribuiu ainda o Grande Prémio “Cidade da Covilhã” – melhor curta-metragem a “Rapace” de João Nicolau. O prémio revelação “José Álvaro de Morais” foi para André Carrilho, realizador da curta de animação, “Jantar em Lisboa”. No que diz respeito ao melhor realizador de curta-metragem, o prémio maior foi entregue a Regina Pessoas, com a curta de animação “História Trágica com Final Feliz”.
No que respeita às menções honrosas, “A noiva do gigante”, curta de animação de Nuno Amorim e “Cântico das Criaturas”, curta de ficção de Miguel Gomes, foram os trabalhos que mereceram o destaque do júri. Os prémios do público, atribuídos por votação foram também para “Transe” como melhor filme de longa-metragem e para Teresa Villaverde, como melhor realizadora de longa-metragem. No que diz respeito ao melhor filme de curta-metragem, o público escolheu “Jantar em Lisboa” de André Carrilho, que mereceu também a distinção de melhor realizador de curta-metragem. O júri aceitou também a proposta da organização deste certame e atribuiu um Prémio Especial – a título póstumo – à actriz Isabel do Carmo, prémio este de reconhecimento de carreira e contribuição artística. 



"Transe" foi o filme mais premiado


Data de publicação: 2007-05-22 00:46:44
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior