Voltar à Página da edicao n. 381 de 2007-05-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Centro Histórico do Fundão vai ser alvo de uma recuperação urbanística

Autarquia quer renovar aspecto da cidade

Câmara vai concorrer a programa de requalificação urbana que o Governo se prepara para lançar. O Centro Histórico é o alvo de maior atenção.

> Notícias da Covilhã

A Câmara do Fundão vai avançar com uma candidatura ao programa de requalificação urbana que o Governo se prepara para lançar, uma espécie de segundo Polis. O projecto pretende dar uma nova face a algumas zonas da cidade e as estimativas apontam para uma intervenção na ordem dos 20 milhões de euros. Se o plano não for aprovado no âmbito do Polis XXI, a autarquia garante avançar na mesma, à espera de financiamento do Quadro de Referência Estratégica Nacional, em vigor até 2013.
O Centro Histórico da cidade é o alvo de maior atenção. Nomeadamente a recuperação de espaços públicos e uma nova orientação do trânsito, que nas imediações da Igreja Matriz será interdito. O monumento sofrerá ainda este ano obras de recuperação. A 9 de Junho, Dia do Concelho, a autarquia assina um protocolo com a Diocese da Guarda para a recuperação da igreja, que deverá estar pronta no final do ano.
O plano global foi elaborado pelo Gabinete Técnico Local (GTL) e aponta para mudança de vulto na parte antiga da cidade, como a Praça Velha e as ruas da Cale, da Misericórdia e Teodoro Mesquita.
A construção de duas variantes ao Fundão está também em perspectiva. Uma delas entre a entrada sul da cidade e a Escola Profissional, com passagem ao largo do Parque das Tílias, o que tornará mais extenso o espaço verde. Orçada em cerca de 150 mil euros, pretende-se que a via desvie trânsito do centro da cidade.
Com as intervenções de fundo, num projecto para os próximos sete ou oito anos, a autarquia espera tornar o Fundão mais atractivo.
A zona paralela à linha do caminho-de-ferro vai ser igualmente intervencionada, para uma requalificação da zona da Estação. Projecto em parceria com a REFER, que está a ser negociado.
Embora os números não sejam definitivos, o GTL fundanense propõe a demolição de 22 imóveis em mau estado de conservação, a construção de 19 novos, mais de seis mil metros quadrados de zonas verdes, 55 lugares de estacionamento e a manutenção de património ferroviário. O plano para esta zona deve ter um custo na ordem dos 250 mil euros.


O Centro Histórico do Fundão vai ser alvo de uma recuperação urbanística
O Centro Histórico do Fundão vai ser alvo de uma recuperação urbanística


Data de publicação: 2007-05-22 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior