Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 378 de 2007-05-01 |
UBI recebe III Encontro de Coros
O Auditório Solene da Universidade da Beira Interior foi o palco escolhido para a organização do III Encontro de Coros. O evento contou com a participação do Clube Universitário Tempos Livres da Amadora.
> Helder Filipe PriorA Academia Sénior da Covilhã promoveu, durante a tarde de sábado, 28 de Abril, o III Encontro de Coros, com o objectivo de fomentar a interacção e o convívio entre os coralistas mais idosos. “ É com grande prazer e orgulho que a Academia Sénior organiza um evento desta natureza. Saúdo todos os coralistas, maestros e dirigentes e desejo que a cidade da Covilhã vos proporcione um convívio com grandes realizações pessoais e musicais”, referiu Ascensão Simões, Reitora da Academia Sénior da Covilhã. De referir que o evento contou com uma boa adesão por parte do público, facto que levou Ascensão Simões a considerar que “apesar deste tipo de projectos darem o seu trabalho, o interesse que algumas pessoas revelam por estas iniciativas faz com que queiramos corresponder da melhor forma e acaba por ser um excelente incentivo para continuarmos a desenvolver o nosso trabalho musical”.
A primeira actuação da tarde esteve a cargo do Grupo Coral do Clube Universitário Tempos Livres da Amadora (CUTLA), que interpretou temas da autoria de Felice Gardin e Franz Schubert. Segundo a Maestrina Isabel Falé, “o Grupo Coral do CUTLA tem vindo a colaborar em diversas iniciativas de âmbito cultural e recreativo e, por isso, é com grande agrado que visita Covilhã”, sublinhou. Posteriormente, actuou o Coro do Orfeão da Covilhã sob a orientação do Maestro Pedro Miguel. O Coro do Orfeão da Covilhã foi fundado em 1926 e é responsável pela criação do Conservatório Regional de Música da Covilhã, o qual mantém em funcionamento há 45 anos. Em 2006 comemorou o 80º Aniversário, tendo realizado um número apreciável de actividades que lhe valeram a afirmação como agente cultural da cidade da Covilhã.
O III Encontro de Coros terminou com a actuação do Coro da Academia Sénior da Covilhã. Criado em 2002, o Coro da Academia Sénior tem participado em diversas iniciativas de carácter cultural, recreativo e religioso, nomeadamente em Encontros de Coros, Eucaristias Dominicais e Concertos de Natal. Para o Maestro Campos Costa, “é importante continuar a organizar este tipo de eventos porque permitem ocupar e dar alegria a pessoas que deram sempre tudo ao longa da vida”, concluiu.
Multimédia