Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 378 de 2007-05-01 |
Estudantes e empresários com olhos no futuro
Três alunos da licenciatura em Marketing da Universidade da Beira Interior (UBI) puderam apresentar os seus currículos a empresários de diversas áreas. Os investidores ouviram e contactaram alguns estudantes. A iniciativa é pioneira, e as expectativas são as melhores.
> Igor CostaAquilo que começou por ser um trabalho para a disciplina de Web Marketing transformou-se numa conferência de aproximação entre finalistas e empregadores. João Leitão, docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI, escolheu três blogues com características diversas, e permitiu aos seus autores apresentarem-se a 23 de Abril. O Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP) mediou os intervenientes, que ficaram a conhecer o que cada lado oferece.
Mini Mark (Aveiro), Contacto (Guarda), Setúbal na Rede (Setúbal), Vedior RH (Lisboa) e António Ezequiel (Covilhã) foram as cinco empresas que responderam ao convite. Provenientes de ramos tão distintos como a comunicação, distribuição alimentar e bebidas ou recursos humanos, os representantes das empresas apresentaram também o trabalho que desenvolvem. Aos presentes, João Leitão lançou o desafio de que, no próximo ano, regressem a fim de avaliar o resultado dos estagiários da UBI. Quanto aos investidores em geral, o docente manifestou o desejo de que respondam em maior número.
“A receptividade foi óptima na medida em que esta é uma forma alternativa de apresentar um curriculum vitae”, refere João Leitão. Segundo Rogério Palmeiro responsável do GESP, “nem todas as empresas estão a par da Internet”. Mesmo tendo em conta que o Setúbal na Rede é um jornal exclusivamente on-line, “muitos dos outros empresários ainda não estão preparados para isso. Mas somos nós que temos de ajudar na mudança”, defende o organizador. Rogério Palmeiro acredita que, por este meio, se consiga “de uma forma eficaz, ter a informação mais actual e clara. Mesmo quem está a analisar e a avaliar consegue também medir um conjunto de competências sociais e pessoais que não se conseguia num curriculum tradicional”.
Da parte dos alunos, trata-se de uma ideia com inúmeras mais valias: “Enviar em papel não garante que as empresas tenham acesso a todos os trabalhos, enquanto que com o blogue há hiperligações e isto permite que haja maior interactividade, maior dinâmica”, explica Lúcia Nunes, uma das alunas que apresentou o seu currículo. A dinâmica agradou às empresas, que passam a poder contar com uma ferramenta de recrutamento mais completa e de mais fácil acesso. Vídeos, grafismos, música, e outros definidores de personalidade podem agora ser potenciados pelos candidatos. Para além disso, o recrutamento pode ser desenvolvido em qualquer parte do mundo sem os tradicionais processos e arquivos.
Ainda que os alunos tenham agora uma maior responsabilidade, João Leitão enfatiza o papel que cabe à universidade. Para o docente, “será de todo o interesse promover os níveis de empregabilidade dos seus licenciados e pós-graduados, através deste tipo de aproximação ao meio empresarial e institucional”. O objectivo será englobar todas as Faculdades da UBI, de forma que, com isto, “se possa reabilitar uma cultura que houve há uns anos, com a criação de fóruns de empresas onde os empregadores conheciam directamente os futuros colaboradores”, relembra João Leitão.
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