Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 376 de 2007-04-17 |
Festival de Cinema da Covilhã a 11 de Maio
O cinema está de regresso à “cidade neve” entre os dias 11 e 19 de Maio. Numa iniciativa do Inatel, a região acolhe agora a terceira edição do Festival de Cinema.
> Eduardo AlvesA terceira edição do Festival de Cinema da Covilhã vai decorrer entre os dias 11 a 19 de Maio. Uma actividade que está a cargo da delegação covilhanense do Inatel. Segundo os promotores da iniciativa “trata-se de uma manifestação cultural cinematográfica orientada, em primeiro lugar, para a promoção e difusão da produção portuguesa”.
Mas esta terceira edição conta também com a presença de filmes estrangeiros. Durante os dias previstos para o festival, vão passar pelo “grande écran” filmes provenientes dos continentes europeu, asiático e norte-americano.
Este festival vai estar centrado na cidade da Covilhã, mas conta também com a projecção de filmes em mais três localidades do distrito, nomeadamente, em Castelo Branco, Idanha e Sertã.
Os responsáveis do Inatel apontam também como metas deste festival “a divulgação, perante um público diversificado e mais ou menos exigente algo do melhor que se vai produzindo entre nós e por esse mundo fora em matéria de cinema e audiovisual mas que, por motivos sobejamente conhecidos, não é visível nos ecrãs da Beira Interior”.
Este festival, que decorre nas salas do Teatro-Cine, Cinubiteca e Castello Lopes Cinemas, na Covilhã e também em Castelo Branco, Idanha e Sertã está dividido em várias secções, como a Competição Nacional, Cinema do Mundo, Homenagens e Retrospectivas, Anteestreias Nacionais, Meias-Noites de Culto, “A escola vai ao cinema” e Recordar Rainer Fassbinder. Para além da projecção de filmes, o evento conta ainda com a realização de workshop’s e colóquios.
Multimédia