Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 376 de 2007-04-17 |
Serra “mostra-se” na A23 e A25
As auto-estradas A23 e A25 vão passar a exibir sinalização alusiva a pontos de interesse da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), como forma de atrair mais visitantes, revelou na passada semana Jorge Patrão, presidente do organismo.
> Notícias da Covilhã"O plano de sinalética está definido e esperamos que a instalação seja feita nos próximos meses", afirma aquele responsável, após encontros com a empresa Estradas de Portugal e as empresas concessionárias das duas auto-estradas.
A nova sinalização é considerada por aquele responsável como "uma mais-valia para convidar os visitantes a saírem da auto-estrada e conhecerem alguns pontos da região", como é o caso das Aldeias Históricas, castelos, áreas protegidas e estruturas de lazer. A sinalética preparada pela RTSE vai estender-se pela A23 desde o sul do concelho da Covilhã até à Guarda, e na A25 entre Vilar Formoso e Fornos de Algodres. Além das placas turísticas, o presidente da RTSE pretende alterar a sinalização de trânsito da A25 a partir dos nós de Viseu (fora da área da Região de Turismo), para que, em vez de indicarem a Serra da Estrela apenas em direcção à Guarda, apontem também para a zona de Seia e Gouveia.
Os comerciantes da aldeia do Sabugueiro e o presidente da Câmara de Seia, na encosta norte da Serra da Estrela, queixam-se de perder clientes e visitantes durante o Inverno. Segundo anunciaram em Janeiro, a sinalização da nova auto-estrada A25 (aberta ao trânsito em Setembro último) leva os visitantes até à Guarda, acabando depois por entrar na Serra pela encosta sul.
"Há contactos em curso e estão vários pedidos em cima da mesa das entidades competentes para alterar essa situação", diz Jorge Patrão. Segundo aquele responsável, a RTSE está a tratar do assunto "em conjunto com as autarquias envolvidas, para que o problema seja ultrapassado com sinalização de trânsito adequada".
Multimédia