Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 375 de 2007-04-10 |
Parque da cidade está a nascer
A garantia é dada por Pedro Guedes de Carvalho, presidente do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI): “Pode-se dizer que sim, que o parque está a nascer”. A estrutura poderá servir de ponte para outras iniciativas, mas o docente diz ainda ser “preciso partir muita pedra”.
> Igor Costa“Nasceu há quinze dias com uma primeira reunião e lá para os finais de Maio, Junho já teremos uma ideia mais realista e um projecto que a população discuta”, concretiza Pedro Guedes de Carvalho. A ideia está ainda em fase embrionária, mas alguns dos passos mais importantes já foram dados. A universidade cedeu os terrenos que detém na zona do Bairro de Santo António, e o docente já tem uma pequena equipa a reunir ideias. O parque da cidade será construído na área que envolve a reitoria e na propriedade da UBI entre os pavilhões desportivos e a antiga estrada que segue em direcção ao Tortosendo. Pedro Guedes de Carvalho lançou o desafio a Manuel Santos Silva, reitor da UBI, que deu luz verde ao projecto.
A ideia surgiu dada a ausência na região de um parque a média altitude onde as pessoas possam usufruir de beleza paisagística perto da cidade, praticar desporto de natureza ou outro tipo de exercício físico. Com este parque temático, os promotores pretendem “dar visibilidade à cidade e à região”, com uma estrutura “ecologicamente bem definida, com um traçado e um design de elevada qualidade”.
Pedro Guedes de Carvalho aposta num projecto de excelência, com identidade e sustentabilidade, “porque para ser mais um, não adianta. Por isso estamos a aprender com os erros de outros sítios”. Sendo assim, a ideia está em aberto pois “o parque será aquilo que a cidade quiser”. Dada a envergadura e características do projecto, várias são as entidades envolvidas, e outras integrarão a iniciativa ao longo de todo o processo. O docente da UBI espera que todas contribuam “com ideias, com pessoas e com recursos”. Daqui a um ano, Pedro Guedes de Carvalho espera ter “um programa e um desenho daquilo que poderia ser a utilização e os impactos que poderia ter na qualidade de vida das pessoas”.
Para além do parque da cidade da Covilhã, o docente diz haver um outro desafio que se levanta ao turismo desportivo no concelho: “uma rota verde do Sul da Estrela.” O percurso, com base na cidade neve, poderá passar pelas aldeias de Unhais da Serra, Paul e Ferro. Para além do desporto, o percurso potenciará as valências culturais, etnográficas, gastronómicas e patrimoniais da região, sendo para isso necessário cativar os habitantes locais. “Tem de se mobilizar as populações. As pessoas têm de querer ser hospitaleiras e não podem querer tudo para si”, refere Pedro Guedes de Carvalho. Segundo o docente, um dos objectivos é “apostar na revitalização das freguesias e zonas rurais através do desporto”.
> emss2677 @ gmail . com em 2007-04-11 22:02:20
Sobre o parque, importa-se referir o projecto académico de final de curso de Engenharia Civil ramo Planeamento e Urbanismo realizado em 2005 pelos alunos Edgar Silva e Pedro Pina. O projecto académico incidia sobre a recuperação do bairro de Nossa Senhora da Conceição e sua área envolvente, no qual incluia dois parques, tal como são designados neste artigo. Qualquer informação adicional poderá ser pedida junto dos autores do projecto académico.
Edgar Silva
Multimédia