Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 375 de 2007-04-10 |
Aluna da UBI lidera ranking nacional de Ténis de Mesa
Três estudantes da UBI participam na fase final do Campeonato Nacional Universitário de Ténis de Mesa feminino
> Cátia FelícioSara Rosário, estudante de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI), conseguiu a melhor pontuação do país no apuramento para a final do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Ténis de Mesa feminino. A última etapa será disputada em Braga, a 26 e 27 de Abril.
Com 138 pontos, Sara Rosário assume vantagem frente às restantes atletas e lidera o ranking da zona nacional. Em segundo lugar está Mafalda Lima, da Universidade do Porto, com 96 pontos. Foram também apuradas para a final outras duas estudantes da UBI: Mariana Marinho, em quarto lugar, com 75 pontos, e Inês Palhais, na posição a seguir, com 72 pontos.
O apuramento para a final de Ténis de Mesa é feito através da soma do total de pontos conseguidos em cada um dos três open’s. A Covilhã acolheu o último torneio da modalidade, dia 21 de Março. Na final, Sara Rosário jogou frente a Mafalda Lima. A ubiana acabou por perder, à semelhança do que tinha acontecido no segundo open. Mafalda Lima não esteve presente no primeiro torneio, onde Sara Rosário acumulou 48 pontos.
“O torneio de forma geral correu bem”, confessa a aluna da UBI. Admite que foi uma vitória justa por parte da adversária portuense, na final do terceiro open. Natural dos Açores, é a primeira vez que compete em Ténis de Mesa. Além de não querer fazer desta modalidade futuro, diz ainda que “não é dos meus desportos predilectos. Surgiu a oportunidade de participar e até agora estou a gostar e é sempre bom novos desportos”.
Como surgiu a vontade de praticar ténis de mesa? “Antes praticava modalidades colectivas. E quando são colectivas estamos sempre dependentes dos outros nos treinos”. Como há sempre pessoas a faltar aos treinos, a atleta viu no Ténis de Mesa uma alternativa. “Ao menos se for para o ténis de mesa, no mínimo tenho um treinador”, confessa Sara Rosário.
No terceiro torneio da modalidade, realizado no pavilhão do INATEL, na Covilhã, participaram 11 jogadores da UBI: oito masculinos e três femininos. A prova esteve a cargo da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).
Multimédia