Voltar à Página da edicao n. 375 de 2007-04-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Situar o ateísmo

> Eduardo Alves

“Defendo que o conceito e factor civilizacional denominado Deus, não só não é intocável como é assunto a merecer a maior e a mais viva das discussões no sentido de espevitar consciências que, mesmo fechadas ao tema, sofrem indelevelmente, sem o saberem, dos males provocados pela exploração da ideia de Deus que a todos vitimiza”

Pode dizer-se quase com toda a certeza que há mais de 40 anos que não se escrevia em Portugal um livro tão fundamental sobre o ateísmo. Numa sociedade ainda agrilhoada ao Catolicismo, com um Estado que se diz laico, mas que continua a rubricar concordatas com a Santa Sé, qualquer pensamento ateu surge como uma transgressão à normalidade às regras que mantêm o sistema.
O livro de Onofre Varela que agora chega às bancas através da Caminho, inserido numa brilhante colecção sobre o “Nosso Mundo” é o resultado de um trabalho exaustivo de mais de três décadas, em que o autor desta obra leu, analisou e interpretou textos, factos e acontecimentos.
Peter Pan Não Existe. Reflexões de um ateu é o resultado de um trabalho onde se aborda o actual panorama social de forma crítica. Um produto que resulta de uma vida atenta à questão das religiões e que se insere numa área onde ainda quase tudo se encontra por debater a analisar.

"É provável que a abordagem do fenómeno Deus possa ser efectuada de outra maneira. Eu preferi não ter medo das palavras e usá-las para transmitir, rigorosamente, o que penso. Não me preocupei com a escolha de termos «politicamente correctos» mas sim com a eleição das frases que me pareceu poderem transmitir, com a limpidez de pura água, a minha sensibilidade sobre o tema, sempre com a preocupação de não ofender os crentes, pois sei que de sensibilidades e água somos todos nós compostos"






Data de publicação: 2007-04-10 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior