Voltar à Página da edicao n. 374 de 2007-04-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Rui Tomás e Diogo Ribeiro são os alunos da UBI que vão estar presentes no desafio SEAT

Seat lança desafio a alunos da UBI

O Desafio SEAT by BPN 2007 promete ser a melhor experiência de condução desportiva deste ano. A iniciativa prolonga-se até ao próximo mês de Maio e estão presentes dois alunos da Universidade da Beira Interior. Esta é já a quarta edição do Desafio SEAT, sendo que o objectivo é divulgar a modalidade automóvel junto das várias universidades do país.

> Joana Barata

Face ao sucesso alcançado em 2006 arrancou no passado mês de Janeiro a quarta edição do maior evento universitário de automobilismo, este ano designado por Desafio SEAT by BPN. Este desafio é uma oportunidade de os alunos se tornarem pilotos por uma dia, e de disputarem o emocionante troféu universitário ao volante de um SEAT Leon 2.0 TDI, no Circuito do Estoril.
O principal objectivo é permitir a possibilidade de os alunos estabelecerem um contacto directo com um produto SEAT, e de realizarem pela primeira vez a experiência num circuito de velocidade. As inscrições decorreram entre 31 de Janeiro a 6 de Março. Foram aceites um máximo de 20 inscrições por cada uma das 20 universidades seleccionadas, perfazendo o limite de 400 inscrições.
Numa primeira fase foram realizados os testes de seleçcão repartidos por duas provas, uma que decorreu no dia 12 de Março no Circuito de Braga, em que participaram universidades do Norte, e a segunda prova que decorreu na passada semana no Circuito do Estoril, onde participaram as universidades do Centro e Sul do País.
Nesta fase de selecção os 20 candidatos de cada uma das universidades foram avaliados em pista através da análise de diversos pontos previamente estabelecidos, tais como a trajectória, aceleração, travagem, caixa de velocidades, etc. Os vencedores do Desafio SEAT by BPN foram todos aqueles que ultrapassaram a fase de testes de selecção, um total de 40 alunos, dois de cada universidade, e que receberão como primeiro prémio o acesso á fase do curso de pilotagem.
Este curso será uma forma de preparar os futuros pilotos para uma primeira experiência numa corrida de automóveis. O curso de pilotagem realizar-se-á no dia 16 de Maio, no Circuito do Estoril, e será leccionado por pilotos profissionais. Contará com uma componente teórica e prática. No final do curso os pilotos obterão um certificado.
Por fim, a última fase será a competição, a realizar no dia 26 de Maio no Circuito do Estoril. Os 40 vencedores irão representar a sua universidade em duas corridas que se esperam ser muito emocionantes. Inseridas num meeting de velocidade, os vencedores terão uma fase de aprendizagem proporcionando um primeiro “track contact” com a pista do Estoril. Durante a competição o principal objectivo é a segurança. Quem pontua são as universidades e não os pilotos, e a vencedora será conhecida através dos pontos obtidos na soma das duas corridas.
O programa é composto pelo campeonato de velocidade, pelo campeonato nacional de clássicos e o open de velocidade. A representar a UBI estão Diogo Campos Teodoro Ribeiro com 71 por cento e Rui Miguel Proença Tomás com 57 por cento. Diogo é estudante de Eng. Informática do primeiro ano e Rui é estudante de Eng. Civil do terceiro ano. Ambos já conheciam este desafio de anos anteriores e por conhecimento de colegas que tinham já participado. Foi a primeira vez que ambos conduziram um carro tão potente descrevendo esta experiência como “uma sensação espectacular”. Para já aguardam ansiosamente a competição, mas referem que o importante vai ser a diversão “primeiro vamos divertir-nos, chegar ao fim e disfrutar o momento ao máximo para mais tarde recordar-mos estes tempos de automobilismo”, referem os dois participantes. E quanto aos nervos, esses “só chegam na altura em que estivermos a fazer a prova”. Para já estão ansiosos pelo curso de pilotagem. Apenas lamentam o facto da fraca divulgação que este ano se fez na UBI. Para além disso, lamentam também o facto de a universidade não ter disponibilizado qualquer tipo de apoio “não tivemos qualquer tipo de apoio da universidade, no entanto estamos a promover a universidade porque no final não existem pilotos vencedores mas sim uma universidade vencedora”, afirmam. Apesar de tudo, ambos os participantes estão entusiasmados e deixam um conselho “experimentem porque vale a pena”.

> joaoalbuquerque @ gmail . com em 2007-04-09 18:53:47
Rui tu és grande Ass O gang.


Rui Tomás e Diogo Ribeiro são os alunos da UBI que vão estar presentes no desafio SEAT
Rui Tomás e Diogo Ribeiro são os alunos da UBI que vão estar presentes no desafio SEAT


Data de publicação: 2007-04-03 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior