Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 374 de 2007-04-03 |
Finalista de Marketing promove conferências
Ana Portela, aluna finalista da licenciatura de Marketing da Universidade da Beira Interior (UBI), preparou para o dia 30 de Março as Conferências abertas de Marketing. Sendo uma iniciativa individual, contou com o apoio de alguns docentes do Departamento de Economia e Gestão e do Núcleo de Marketing. Num ambiente lúdico e educativo, profissionais da área debateram questões importantes no âmbito da sua profissão.
> Isaura CostaComeçou por ser uma iniciativa conjunta de vários alunos, no entanto, «as dificuldades» levaram a que somente Ana Portela prosseguisse com a organização da Conferências abertas de Marketing. Segundo a organizadora “estas conferências são um complemento ao conhecimento adquirido ao longo do curso, que de alguma forma se tornam mais interessantes por serem discutidas por profissionais da área, que apresentam casos práticos e reais”.
O Edifício Ernesto Cruz acolheu assim, na passada sexta-feira, para além de alguns alunos da UBI, alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco - Pólo de Idanha, da licenciatura em Técnicos de Marketing, assim como curiosos do assunto. A inscrição para as conferências tinha o custo de 7.50€, com direito a almoço e a um certificado de participação. Ana Portela, afirma que “esse dinheiro servirá para pagar todas as despesas inerentes à realização das conferências, e que inicialmente foram pagas sobretudo por mim”.
A abertura ficou a cargo de Mário Raposo, Vice-Reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), Anabela Dinis, Presidente do Departamento de Economia e Gestão e Ricardo Rodrigues, Director do Curso de Marketing.
Durante a manhã, os painéis discutidos foram “Big Marketing” e “Portugal Positivo”. No primeiro painel, Miguel Rangel, Director de Marketing do Continente, traçou a evolução desta empresa no âmbito das técnicas de Marketing. Sob a temática “20 anos do Continente”, Miguel Rangel reafirmou a importância que o Marketing tem na evolução e afirmação de uma empresa. Já no segundo painel, “Marketing Positivo”, Carlota Carneiro, proprietária e administradora das empresas “Mercearia da Atalaia”, discorreu acerca do percurso da sua empresa, e explicando a sua afirmação no mercado português. Ainda neste painel, Carlos Coelho, co-fundador da Ivity Brand Corp., trouxe aos presentes uma apresentação cheia de ironia e boa disposição, com o título de “Portugal Genial”, onde os perigos da interpretação do Marketing foram um aspecto frisado.
Através do Marketing já promovido para Portugal, Carlos Coelho afirma uma necessidade de “preservarmos a história e a cultura portuguesa”, em especial quando se trata de promover o próprio País, assim como uma libertação das ideias tipificadas acerca do Marketing, pois “este é feito de relações próprias” segundo o orador.
O painel da tarde foi submetido ao tema “Marketing Turístico”, e durante este, Nuno Pimenta, director de Marketing do Turismo do Fundão, discorreu acerca dos novos projectos para a requalificação do património da Lavaria das Minas da Panasqueira, intitulado “Projecto Rio”. Apesar de ser um marketing diferente do abordado no primeiro painel, suscitou também muita atenção por ser um projecto para a região.
Hugo Domingues, representante da Land, Imagem e Comunicações com Vida, segue a linha do tema anterior e apresenta os trabalhos desenvolvidos para o Turismo do Fundão e qual a importância do marketing nestes.
No final, Rui Ventura, Complex Marketing Director Sheraton Lisboa Hotel & Spa e Sheraton Porto Hotel & Spa, abordou a questão do Marketing nos hotéis.
No final de cada tema todos os presentes tiveram a oportunidade de esclarecer e debater com os conferencistas, questões relacionadas com a área de cada profissional.
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