Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 374 de 2007-04-03 |
Universidade de Aveiro quer uma ilha no Second Life
Os edifícios já estão em construção. UA diz ser a primeira instituição de ensino superior portuguesa a adquirir uma ilha no ambiente virtual 3D, no Second Life
> Cátia FelícioDesenvolvido no âmbito do projecto “second.ua”, envolve cinco alunos da licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação (UA) e consiste em adquirir uma ilha num ambiente virtual. A UA garante ser a primeira instituição de ensino superior portuguesa a marcar presença oficial neste universo paralelo.
“Explorar as potencialidades educativas e institucionais deste mundo virtual, promover a participação de um público mais alargado em eventos e iniciativas da UA, privilegiando o contacto social com os habitantes do SL, e disponibilizar informação sobre os serviços e os produtos por ela oferecidos são os objectivos que a equipa de alunos e docentes envolvida neste projecto pioneiro pretende atingir”, anunciam os responsáveis da UA.
Adiantam ainda que é privilegiado o “contacto social entre a universidade e os mais de cinco milhões de utilizadores registados em todo o mundo, dos quais, 40 mil em Portugal”. O projecto tem como docentes Carlos Santos, Pedro Almeida e Luís Pedro. “Pretendemos que a criação desta nova extensão da UA permita a promoção de discussões iniciadas nas aulas, como um meio mais informal, que possibilite o contacto entre pessoas em espaços diferentes, e a realização de acções de e-learning em disciplinas específicas. O espaço disponibilizará, ainda, um balcão de atendimento virtual. Muito mais do que vender produtos ou serviços, a UA pretende explorar uma abordagem mais sofisticada, a área da educação. Esta abordagem envolverá vários aspectos relacionados com a criação de zonas de aprendizagem formais e informais”.
O complexo de edifícios, que será implantado na ilha, integrará diversos espaços com características individuais e objectivos específicos. Os seis espaços disponibilizados aos utilizadores ou avatares, como são denominados os utilizadores dentro do Second Life: a InfoZone, o Second Caffé, o Aularium, o Auditorium, o Showroom e o Scriptorium.
A Universidade de Aveiro refere ainda que “o Second Life é um mundo virtual totalmente em 3D, onde os limites de interacção podem ir até onde nos levar a nossa criatividade”.
Multimédia