Voltar à Página da edicao n. 373 de 2007-03-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Dia Mundial do Teatro foi assinalado no GICC

“Lar Doce Lar” inicia celebrações do Dia Mundial do Teatro

O Teatro das Beiras recebeu, no passado dia 23 de Março, a peça “Lar Doce Lar”, da Quarta Parede. Esta é uma entre as inúmeras actividades integradas nas celebrações do Dia Mundial do Teatro.

> Catarina Reixa

Na sequência das comemorações do Dia Mundial do Teatro, o Teatro das Beiras recebeu, no passado dia 23 de Março, a peça “Lar Doce Lar”, da Associação de Artes Performativas da Covilhã, Quarta Parede.
Classificada genericamente como teatro de objectos, a peça “Lar Doce Lar” é um projecto que visa um trabalho aprofundado sobre o objecto, questionando o seu valor como portador de significações e como vector artístico. Na peça, o objecto ganha toda a importância, não só como matéria, material e corpo de trabalho, mas também como ponto de pesquisa e reflexão a desenvolver na área do teatro de objectos.
Neste trabalho o objecto em si é o protagonista apresentando-se ao espectador como forma viva e interactiva, deixando para o performer a tarefa de descobrir a sua relação com o objecto e o público.
Jeannine Trévidic, responsável pela concepção de “Lar Doce Lar”, explica: “Fomos à procura do que os objectos contam da nossa presença, do nosso apego, da nossa nostalgia. No fundo, os objectos são a prova dessa mesma verdade. Cada vez que eles se agitam recordam alguém. Estes são os objectos de alguém! Lar doce Lar é uma caixinha de música com todas as recordações tremulando cada vez que lhes damos corda”.
Produzida por Rui Sena e Celina Gonçalves, “Lar Doce Lar” conta com a interpretação de Jeannine Trévidic e Sílvia Ferreira.
Assistiram ao espectáculo cerca de 70 jovens, das escolas Frei Heitor Pinto, Quinta das Palmeiras e Campos Melo. Fernando Sena, director artístico do Teatro das Beiras, atesta que “apesar de ser uma peça diferente, o público recebeu-a bem, facto que nos deixa, obviamente, satisfeitos”.
Nos festejos do Dia Mundial do Teatro estão, ainda, previstas diversas actividades, das quais se destacam, hoje dia 27 de Março, a exibição da peça “A Arca dos Sonhos” pelo Teatro das Beiras e o debate “Programar na Beira Interior”, que contará com as intervenções de Américo Rodrigues (Teatro da Guarda), Carlos Semedo (Festival Primavera – Castelo Branco), Fernando Sena (Teatro das Beiras) e Rui Sena (Quarta Parede).


O Dia Mundial do Teatro foi assinalado no GICC
O Dia Mundial do Teatro foi assinalado no GICC


Data de publicação: 2007-03-27 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior