Voltar à Página da edicao n. 373 de 2007-03-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

O Evangelho Segundo Judas

> Urbi

Por estes dias, os católicos celebram a Quaresma. E neste tempo litúrgico que se quer de conversão que chega às bancas aquele que promete ser um dos mais polémicos livros da actualidade.
“O Evangelho Segundo Judas” por Benjamin Iscariote chega agora aos nossos tempos pela mão de Jeffrey Archer, que trabalhou em estreita colaboração com um dos maiores estudiosos da Bíblia, Francis J. Moloney. Esta publicação pretende lançar uma nova luz sobre o mistério de Judas, incluindo os seus motivos para a traição e o que lhe aconteceu após a crucificação. Originalmente com pouco mais de 22 mil palavras, tem praticamente a mesma extensão dos Evangelhos canónicos. Os muitos mistérios que envolvem Judas, por exemplo, se ele cometeu mesmo suicídio, como citado no Evangelho Segundo S. Mateus, há muito que intrigam investigadores e teólogos.
Em conjunto, os autores contam a história de Jesus através do olhar de Judas, usando os textos canónicos como ponto básico de referência. Eles apresentam uma muito plausível releitura da tradição Cristã que põe em destaque a tragédia de Judas e a compaixão de Jesus.
Escrito ostensivamente pelo filho de Judas, Benjamin, e seguindo o estilo dos Evangelhos, o objectivo era escrever uma história para os leitores do século XXI. Os dois autores trabalharam intensivamente no projecto durante nove meses. A colaboração entre Jeffrey Archer e Francis Moloney surgiu na sequência de uma reunião em Roma, no começo de 2006, entre Lorde Archer e o Cardeal Carlo Maria Martini, Arcebispo emérito de Milão e antigo reitor do Instituto Bíblico Pontifical. Quando Lorde Archer perguntou quem é que ele poderia contactar para o ajudar a escrever tal evangelho, o Cardeal Martini nomeou de imediato um dos seus antigos alunos, Francis Moloney. O mesmo tem uma distinta carreira académica e é autor de 40 livros.
Os autores consideram que Judas não deve ser considerado como traidor, ladrão ou o homem que aceitou dinheiro em troca do sacrifício do filho de Deus, mas um homem cuja História tratou de forma injusta e infame.
Outras das revelações presentes no Evangelho Segundo Judas, podem causar discussão entre os católicos praticantes. No entanto, o professor Moloney considera que não serão questionáveis para a grande maioria dos estudiosos do Novo Testamento.
Importantes figuras da Igreja consideram esta obra credível. Entre elas, o arcebispo Desmond Tutu, o narrador da versão audio-livro, e o Cardeal Carlo Maria Martini, arcebispo de Milão e antigo reitor do Instituto Pontifício Bíblico.
O Evangelho Segundo Judas, por Benjamin Iscariotes, editado em Portugal pelas Publicações Europa-América e traduzido por António Feijó, docente na Faculdade de Letras de Lisboa.






Data de publicação: 2007-03-27 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior