Voltar à Página da edicao n. 373 de 2007-03-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
As duas regiões vão agora promover acções conjuntas

Guarda e Salamanca estreitam colaboração

As duas cidades vão criar uma associação que desenvolva projectos comuns. Para Joaquim Valente, autarca local, Salamanca pode constituir-se como a “porta” para a entrada da Guarda no mercado europeu.

> Notícias da Covilhã

As câmaras da Guarda e de Salamanca (Espanha) vão criar uma associação para incentivar uma maior colaboração e o desenvolvimento de projectos comuns entre as duas cidades.
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Joaquim Valente, o projecto do futuro "consórcio Salamanca - Guarda" visa "a cooperação fronteiriça nos vários domínios, desde a cultura, a educação e a economia". "Dentro de dois ou três meses", refere, o próximo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN, que prevê apoios comunitários entre 2007 e 2013), "começa a dar os primeiros passos em termos de eficácia, e é importante" que tudo esteja "consolidado, por forma a que em parceria com o Ayuntamiento de Salamanca" seja possível "fazer candidaturas que sejam importantes para a complementaridade entre as duas cidades", afirma o autarca.
Joaquim Valente recorda que a cooperação entre Guarda e Salamanca já existe a vários níveis, apontando parcerias em projectos candidatados a fundos comunitários. "Temos desenvolvido acções que são importantes quer para Salamanca quer para a Guarda e, quando escolhemos os bons parceiros, e os projectos são bons, há que fomentar essa dinâmica em termos de parcerias", salienta.
Na vertente económica, o autarca aponta que a colaboração entre as duas autarquias assume um papel de destaque, evidenciado a vertente da logística, já que está em curso a construção de uma Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial, nas imediações da cidade da Guarda. "A economia é importante para a zona de Castilla e León e também para o eixo que começa em Aveiro e termina em Valladolid", observa o autarca. "É um eixo importantíssimo do ponto de vista económico e há que desenvolver acções de forma a consolidar o tecido económico produtivo", conclui o autarca. Joaquim Valente também admite que em relação à Guarda, a parceria com a cidade espanhola permitirá "desenvolver o caminho para a Europa", que passará "também por Salamanca".
O assunto da criação do "consórcio" transfronteiriço entre as duas cidades já foi discutido pelo executivo da Câmara Municipal da Guarda, que analisou os estatutos que, entre outros aspectos, contemplam que a presidência da futura associação seja rotativa e que o mandato tenha a duração de dois anos.
Já existe uma parceria na área do ensino e da cultura entre a Câmara da Guarda e a Universidade de Salamanca relacionada com a criação do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), uma associação transfronteiriça sem fins lucrativos, que nasceu da ideia do ensaísta Eduardo Lourenço lançada na sessão comemorativa do oitavo Centenário do Foral da Guarda, em 1999. O CEI foi criado em 2000 pela Câmara Municipal da Guarda e pelas universidades de Coimbra e de Salamanca, integrando mais tarde o Instituto Politécnico da Guarda.


As duas regiões vão agora promover acções conjuntas
As duas regiões vão agora promover acções conjuntas


Data de publicação: 2007-03-27 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior