Voltar à Página da edicao n. 373 de 2007-03-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O evento assinalou o Dia Mundial da Poesia

Dia Mundial da Poesia na Biblioteca da Covilhã

O Dia Mundial da Poesia foi comemorado na Biblioteca Municipal da Covilhã, através de um programa especial realizado pela Academia Sénior, com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, da Universidade da Beira Interior (UBI), e da Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPAC).

> Vânia Rodrigues

Foi logo pela manhã do passado dia 21 de Março que a Biblioteca Municipal abriu as portas para celebrar o Dia Mundial da Poesia. Um programa cultural que partiu de um projecto de Celeste Raposo, uma das professoras da Academia Sénior, iniciado em Setembro do ano passado. Intitulado “Abertura aos Outros”, este plano pretendeu sobretudo sensibilizar o gosto pela leitura e pela poesia e “através da nossa voz, chegar aos outros, atingi-los com as nossas palavras”, menciona Celeste Raposo.
A abertura solene foi feita por Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, que felicitou a Academia Sénior pela dedicação e empenho com que tem «contribuído para o enriquecimento cultural de todos». Após o seu discurso, deu-se a actuação do quarteto e quinteto da EPABI, interpretando obras de Fernando Costa e G. Finzi.
“Como se faz um poema” constituiu o painel temático apresentado por Rita Taborda e Gabriel Magalhães, ambos professores da Universidade da Beira Interior, que acompanharam todos os presentes desta iniciativa onde, em conjunto, escreveram diversos poemas, que iriam ser lidos na sessão de encerramento.
A tarde começou com um recital de poemas subordinados ao tema “As Mãos”, lidos por alunos da UBI e da Academia Sénior, com o acompanhamento musical da EPABI.
Nas escadas da Biblioteca, em cada degrau, estavam escritos poemas de Maria Alice Peixeiro, pintora residente da Covilhã que também ocupa lugar na sala de exposições do edifício com quadros e outros poemas de sua autoria.
Explicar a simbologia das mãos e a Quirologia foi o que José Manuel Fernandes, licenciado em Ciências da Comunicação e funcionário do gabinete de artes gráficas da UBI, veio fazer junto de todos os participantes. Acredita nos benefícios que as mãos e as pedras podem trazer ao corpo humano, resolvendo e atenuando determinados problemas. “Trabalho com pedras preciosas. Faço previamente um questionário à pessoa e, de seguida, coloco a pedra na zona problemática do corpo”, explica o quirólogo. A quirologia baseia-se na interpretação de uma série de sinais contidos em ambas as mãos, com o objectivo de adquirir conhecimento sobre a pessoa. Cada mão, segundo o orador, “representa coisas diferentes, e as linhas e formas das mãos podem alterar-se conforme as nossas acções de vida”.
As comemorações do Dia Mundial da Poesia terminaram com a leitura dos poemas realizados na Oficina de Escrita Criativa, pelos alunos da UBI e da Academia Sénior. A todos os leitores que visitaram a biblioteca neste dia foi-lhes oferecido um livro de poesia à escolha.
“Foi uma interacção entre escolas, entre gerações. Tentámos passar o testemunho de uma geração para a outra”, referiu Ascensão Simões, reitora da Academia Sénior, agradecendo a todos os participantes por terem ajudado a transformar este dia em grandes momentos de alegria e convívio.


O evento assinalou o Dia Mundial da Poesia
O evento assinalou o Dia Mundial da Poesia


Data de publicação: 2007-03-27 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior