Voltar à Página da edicao n. 373 de 2007-03-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Rua Direita serviu de pista para os pequenos atletas

Em solidariedade com Moçambique

A Rua Comendador Campos Melo, mais conhecida como “rua direita”, serviu de pista improvisada para uma corrida em torno da solidariedade. A meta ainda está longe, mas os primeiros passos de uma longa “estafeta” estão dados.

> Helder Filipe Prior

Os alunos do Conservatório Regional de Música viveram um final de tarde bem diferente do habitual. A “Corrida Solidária”, que decorreu na última quarta-feira, 21 de Março, juntou cerca de 70 crianças e fez parar o trânsito naquela que é conhecida como “rua direita”. Organizada pelo Orfeão da Covilhã, em colaboração com o movimento “Médicos do Mundo”, esta iniciativa procurou angariar fundos para a construção de duas “escolinhas comunitárias” no distrito de Namaancha, em Moçambique.
A decorrer pela primeira vez em Portugal, este projecto conta com a participação de mais de 500 escolas de todo o país, envolvendo cerca de 65 mil crianças e jovens com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos. Durante o mês de Março realiza-se, em cada uma das escolas envolvidas, uma corrida com o objectivo de juntar o máximo dinheiro possível para o projecto “Escolinhas Comunitárias Rurais”. Na linha da frente deste propósito, está a construção de centros de dia para acolhimento e apoio educacional e psicossocial às crianças órfãs e em situação de vulnerabilidade. Ondina Tocha, enfermeira reformada e membro dos “Médicos do Mundo”, considera que “esta iniciativa é muito importante porque vai permitir que algumas crianças tenham acesso a uma escola digna, ao mesmo tempo que promove quer o desporto quer a solidariedade”. Para Ondina Tocha, “este tipo de acções permite mostrar às crianças que podem ter uma palavra a dizer na resolução dos problemas sociais, procurando sensibilizá-las desde cedo no que se refere a questões de solidariedade”, referiu.
“Médicos do Mundo” é uma organização não-governamental de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento, cujo pilar de acção se centra na prestação de cuidados de saúde. O trabalho que desenvolve depende de uma equipa operativa constituída por cerca de uma dezena de pessoas, e da colaboração activa de uma vasto número de voluntários das mais variadas áreas de actividade. Ondina Tocha sublinha que “a associação Médicos do Mundo tem projectos de solidariedade espalhados um pouco por todo o país, e é necessário que a população portuguesa acredite mais nestas causas, principalmente, nas causas internas”.
A participação de cada criança nesta corrida traduziu-se num pequeno montante, angariado junto de familiares, amigos e conhecidos, que acabou por ser doado à organização “Médicos do Mundo”. De referir, ainda, que a “Corrida Solidária”, que decorre um pouco por todo o país, conta com a participação de desportistas de renome, tais como, Alberto Chaíça, Sílvia Cruz e Nuno Delgado.


A Rua Direita serviu de pista para os pequenos atletas
A Rua Direita serviu de pista para os pequenos atletas


Data de publicação: 2007-03-27 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior