Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 373 de 2007-03-27 |
Estudantes de Informática organizam LanParty
Decorreu na UBI, durante os dias 23 e 25 do corrente mês, a 8ª edição da LanParty. O evento foi aceite com entusiasmo e proporcionou três dias de boa disposição e diversão aos participantes.
> Carla NicolauTeve início na passada Sexta-Feira, dia 23 de Março no Átrio do Bloco 6, na UBI, a 8ªedição da LanParty, que se prolongou até Domingo do mesmo mês.
A LanParty consiste num evento temporário que tem como objectivo juntar pessoas que partilhem da mesma paixão pelos computadores, procedendo seguidamente à ligação destes a uma rede local (Lan), geralmente com o objectivo de jogar jogos de computador multiplayer.
A LanParty organizada pelo NINF (Núcleo de Estudantes de Informática da UBI) teve como objectivos a competição amigável em jogos de computador, mas também a partilha de diversos conteúdos informáticos, de que são exemplos a música e os filmes e, por fim, a confraternização. Para além disso, os participantes da LanParty tiveram ainda a oportunidade de usufruir de acesso à Internet de uma forma mais expansiva do que conseguem ter em casa.
Entre os requisitos de participação contavam-se o PC ou portátil, extensões, headphones, cabos de rede, cabos de alimentação, comida, saco-cama e o mais importante: boa disposição.
Em disputa estiveram cinco torneios, nomeadamente, Pro Evolution Soccer 6, Counter Strike 1.6, Warcraft 3: The Frozen Throne; Need For Speed e Call of Duty 2, sendo a final do torneio de Pro Evolution 6 o que mais participantes atraiu.
As inscrições para este evento estavam abertas a quem nele quisesse participar, mas encontravam-se, no entanto, limitadas a apenas 45 pessoas, dado as condições de logística não serem as mais adequadas. Apesar disso, segundo David Mota, aluno de Engenharia Informática e um dos responsáveis pela organização deste evento, “a adesão foi bastante positiva, estando cerca de 32 pessoas inscritas”. Quanto à LanParty que se realizará nos dias 20, 21 e 22 de Abril no Tortosendo, o NINF não possui nenhuma equipa oficial constituída para participar, mas vai, no entanto, proporcionar todo o apoio possível, possibilitando, por exemplo a execução das inscrições nas instalações do núcleo de informática.
Os participantes da LanParty mostraram-se satisfeitos com a qualidade do evento, o que, de acordo com David Mota, constitui uma motivação para os estudantes de Engenharia Informática. “Queremos continuar a organizar LanParties, procurando melhorar as condições de logística, bem como as ligações de rede entre os utilizadores, sendo o mais importante, o cativar cada vez um maior número de pessoas”.
Também a organização se mostrou satisfeita com o balanço final do evento, prestando “sinceros agradecimentos à Universidade da Beira Interior, ao CI (Centro de Informática) ao DI (Departamento de Informática) e ao Print Bit, patrocinador do evento”.
A LanParty que terminou no Domingo, terá na terça-feira seguinte a entrega dos prémios aos vencedores dos torneios, que não contará com nenhuma cerimónia formal.
Multimédia