Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 372 de 2007-03-20 |
Autarquia propõe acordo ao Governo para aquisição do Cine-Teatro
A Câmara do Fundão reuniu com o Ministério da Cultura de modo a chegar a um entendimento que faça chegar a tão ansiada recuperação do imóvel.
> Notícias da CovilhãEstabelecer um acordo para a aquisição e requalificação do Cine-Teatro Gardunha, em pela zona central da cidade. É isto que a Câmara do Fundão vai propor ao Ministério da Cultura.
Segundo o autarca fundanense, Manuel Frexes, a autarquia, que se reuniu na passada semana com a tutela, acordou com a mesma a elaboração de um primeiro esboço do acordo, que será “semelhante ao protocolo que já existiu, com o anterior Governo PSD/CDS-PP”, explica o autarca em declarações à Rádio Cova da Beira. No entanto, aquele protocolo nunca foi executado.
“O Ministério da Cultura continua interessado em eleger a recuperação do Cine-Teatro Gardunha como projecto prioritário”, sublinha o autarca, que na última semana se reuniu com o secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, para reatar as negociações destinadas a requalificar o imóvel.
Segundo Frexes, o objectivo passa por candidatar o protocolo a estabelecer entre a Câmara e o Governo a fundos comunitários no âmbito do Quadro Nacional de Referência Estratégica (QREN). No entanto, não foram ainda adiantados valores.
Em Janeiro último, o Governo justificou-se com “dificuldades financeiras” e denunciou o protocolo celebrado com o anterior governo PSD/CDS-PP. Esse documento, subscrito a 11 de Dezembro de 2004, garantia um apoio ao município no valor de 300 mil euros para aquisição do imóvel.
O retrocesso mereceu duras críticas do presidente da Câmara do Fundão, que espera que as novas negociações agora iniciadas “cheguem a bom porto”. “Não vou desistir enquanto o Cine-Teatro Gardunha não for recuperado”, conclui o autarca.
Multimédia