Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 371 de 2007-03-13 |
Diamantino Gonçalves expõe no Teatro das Beiras
“Coisas da Beira” é o nome que dá título à exposição de Diamantino Gonçalves, patente durante todo o mês de Março no Teatro das Beiras. Trata-se de uma mostra de trabalhos em que o fotógrafo retrata pequenos instantes de cor, paisagens e gentes.
> Catarina ReixaO Teatro das Beiras acolhe, durante todo o mês de Março, a exposição de fotografia “Coisas da Beira”, de Diamantino Gonçalves.
Com textos de Nuno Francisco, o fotógrafo descreve a exposição como um conjunto de “imagens de pequenos nadas, de um território tão rico, mas tão cruelmente tratado”. Mais do que a divulgação de belos momentos, Diamantino Gonçalves pretende “mostrar o que a Beira tem de melhor, mostrar que o Interior não se resume à desertificação e às catástrofes, e assim, fomentar o turismo na região”.
A escolha do espaço para esta exposição deve-se, segundo o fotógrafo “à falta de alternativas. A cidade da Covilhã carece de espaços dedicados à cultura”.
Técnico de óptica por profissão, Diamantino Gonçalves é fotógrafo amador há 30 anos. A fotografia, como refere, surgiu na sua vida “um pouco, por acaso. Comecei por fazer fotografias só para mim, até que passei a trocá-las com jornalistas, para posterior publicação. Hoje em dia, é quase uma obrigação fazer fotografia”.
Ao longo da sua carreira, Diamantino Gonçalves viu vários trabalhos seus publicados na imprensa especializada portuguesa e participou em diversos concursos e salões de fotografia, portugueses e estrangeiros, sendo distinguido com vários prémios e menções honrosas. Possui trabalhos fotográficos, publicados em edições literárias e publicitárias. Actualmente, é colaborador do Jornal do Fundão.
“Coisas da Beira” estará no Teatro das Beiras até dia 31 de Março, seguindo depois para a Pampilhosa da Serra onde estará patente de 1 a 29 de Junho. Está, ainda, prevista para Agosto uma mostra em Dornelas do Zêzere.
Multimédia