Voltar à Página da edicao n. 370 de 2007-03-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Parque Industrial do Tortosendo vai receber a nova plataforma logística

Tortosendo ganha plataforma farmacêutica

A cooperativa que resultou da fusão de três empresas distribuidoras de medicamentos vais construir no Parque Industrial do Tortosendo uma Plataforma Logística de Distribuição. Uma estrutura que deverá estar em funcionamento dentro de um ano e meio e permite abastecer as farmácias de Vila Real a Portalegre.

> Eduardo Alves

Farbeira é agora a denominação mais consensual para a cooperativa farmacêutica, CRL, constituída pelas anteriores distribuidoras de medicamentos – Farbeiras, Cofarbel e Farcentro. Esta cooperativa que desde o passado dia 1 de Dezembro se fundiu com a Farcentro, empresa sediada na Covilhã decidiu agora investir nesta zona do país.
Luis Miguel Silvestre, presidente da direcção da cooperativa falou ao Urbi, à margem da assinatura de um protocolo de cooperação com a Faculdade de Ciências da saúde da UBI, sobre os projectos da empresa.
Segundo este responsável, a cooperativa vai construir no Parque Industrial do Tortosendo “uma plataforma logística de armazenagem e distribuição de medicamentos”. Um armazém que vai nascer de raiz junto ao Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã (Parkurbis). Esta aposta está inserida num plano de investimentos que esta empresa tem para a zona da Cova da Beira. Segundo Luís Miguel Silvestre, “os nossos associados dos distritos de Castelo Branco e da Guarda têm já conhecimento deste projecto”. O presidente da direcção da cooperativa explica que foram já adquiridos dois lotes de terreno naquele parque industrial para que possa ali ser construído um pavilhão adaptado às novas necessidades da cooperativa.
Este investimento “que fica próximo dos 600 mil euros”, vai permitir a esta cooperativa “distribuir medicamentos às farmácias localizadas, desde Vila Real a Portalegre”.
Com a fusão das três empresas, “assumimos uma maior responsabilidade no sector da distribuição farmacêutica na zona centro do País, a quarta maior de Portugal”, explica o presidente da cooperativa. Desta forma foi sentida a necessidade de criar uma plataforma logística que conseguisse colocar os medicamentos nas farmácias “o mais rapidamente possível”.
O Tortosendo foi o local escolhido “por diversas razões”. Luís Miguel Silvestre aponta a centralidade e as condições de parque industrial para iniciar a lista de razões, onde estão também factores como “as boas acessibilidades rodoviárias e todo o apoio camarário neste processo”. O responsável pela maior empresa de distribuição farmacêutica da zona centro explicou ao Urbi que amanhã mesmo, dia 7 de Março “receberemos as primeiras maquetas desta plataforma”. Segundo o presidente da direcção “foram contactados dois gabinetes de arquitectura para darem as suas opiniões”. Um passo decisivo vai ser a aprovação deste projecto na próxima Assembleia-geral de Sócios, que tem lugar no próximo dia 24 de Março. Luis Miguel Silvestre mostra-se confiante “no apoio de todos os associados” e por isso mesmo espera que as obras arranquem “ainda durante o primeiro semestre deste ano”. Sem querer adiantar prazos, o presidente da cooperativa espera estar já no novo armazém “no primeiro semestre de 2008”.
Esta empresa distribui medicamentos para cerca de 600 farmácias espalhadas por toda a Região centro, “desde Coimbra, a Leiria, Viseu, Castelo Branco, Guarda e já estamos a expandir-nos para Santarém”, acrescenta o responsável. Os veículos da cooperativa percorreram no ano de 2005 perto de três milhões de quilómetros apenas em tarefas de distribuição. Desde o ano 2000 que a Farbeira Cofarbel Farcentro, CRL, “tem implementado um sistema automático de aviamento e processamento de encomendas dos mais modernos do País”, sublinha o presidente da cooperativa. Tecnologia que está agora também disponível na nova plataforma.


O Parque Industrial do Tortosendo vai receber a nova plataforma logística
O Parque Industrial do Tortosendo vai receber a nova plataforma logística


Data de publicação: 2007-03-06 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior