Voltar à Página da edicao n. 370 de 2007-03-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Covilhã: de Manchester a Silicon Valley

> João Canavilhas

Foi criada recentemente a Parkurbis Gene, uma estrutura que junta dez empresas brasileiras produtoras de programas informáticos. A partir do Parkurbis, local onde a actividade vai ser sedeada, estas empresas brasileiras pretendem lançar-se no mercado europeu, procurando alcançar um sucesso semelhante ao que algumas delas já têm no mercado sul-americano.

São boas notícias para a região porque este conjunto de empresas poderá funcionar como âncora para outros investimentos. Nesta, como noutras áreas, a dimensão é importante e a instalação de várias empresas do ramo poderá facilitar a criação de um cluster na área das novas tecnologias.

Mas também são boas notícias para os estudantes da UBI ligados à área das novas tecnologias, como Engenharia Informática, Design Multimédia ou Ciências da Comunicação. Desde logo, pelos empregos que possam surgir, mas sobretudo pela criação de um ambiente que incentiva os licenciados da UBI a lançarem as suas próprias empresas nas áreas do software e dos conteúdos.

Curiosamente, na semana em que nasceu a Parkurbis Gene foi também anunciada a criação de um clube de Business Angels na nossa região. Este clube é um grupo de investidores privados que, em nome individual, se disponibilizam para apoiar financeiramente projectos empresariais com potencial, mas que têm dificuldade em conseguir os financiamentos tradicionais.

Se juntarmos a tudo isto os cursos de Empreendedorismo e a investigação desenvolvida na UBI, o apoio à elaboração de projectos disponibilizado pelo CIEBI, os espaços para instalação de empresas oferecido pelo Parkurbis e os apoios nacionais e europeus para as empresas ligadas a esta área, podemos dizer que estão criadas todas as condições para que brevemente a região possa ser um importante pólo de investigação e desenvolvimento de novas tecnologias. Com uma qualidade de vida apreciável e boas ligações rodoviárias aos grandes centros urbanos da Península Ibérica, a Covilhã reúne todas as condições para substituir o velho e ultrapassado epíteto de Manchester portuguesa pelo mais apropriado Silicon Valley português. Usando uma máxima do futebol pode dizer-se que agora só dependemos de nós próprios.


Data de publicação: 2007-03-06 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior