Voltar à Página da edicao n. 370 de 2007-03-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O curso de planador decorre na UBI até final do mês

Rzeszow University na rota dos alunos da UBI

A conferência apelidada “Curso Planador”, promovida pelo Departamento de Engenharia Electromecânica, e sob a orientação de Marek Kochanowski, visava incentivar os alunos à frequência de um curso de piloto de planadores.

> Isaura Costa

O anfiteatro 8.12 do pólo de Engenharias da UBI acolheu no passado dia 28 de Fevereiro, pelas 17 horas, a conferência “Curso Planador”. Esta é uma iniciativa pioneira que partiu do Departamento de Engenharia Electromecânica, sendo no entanto mais direccionada para os alunos de Engenharia Aeronáutica.
Marek Kochanowski, professor da Universidade Técnica de Gdansk – Polónia, expôs durante cerca de hora e meia os parâmetros do curso de planadores leccionado na Rzeszow University – Glider Center, situada no sul da Polónia.
A abordagem de Marek Kochanowski incidiu maioritariamente na parte teórica do curso que irá leccionar a partir da próxima segunda-feira na UBI com a duração de 62 horas, e que tem como público os alunos inscritos durante a conferência.
No final da parte teórica todos os alunos terão de ser admitidos em exame. No entanto, o certificado atribuído pela frequência na parte teórica não é suficiente para que estes possam planar. Para completar a formação de planador é necessário completar uma parte prática, e esta será leccionada na Rzeszow University – Glider Center, na Polónia.
A parte teórica leccionada na UBI não terá nenhum custo para o aluno. Já a segunda parte do curso comporta custos de 500 euros do curso, 50 euros de um atestado médico reconhecido internacionalmente, e 600 euros das viagens, sendo os custos de alojamento e de alimentação contabilizados à parte.
Os interessados na frequência da parte prática terão de ser aprovados em exame teórico e fazer a sua inscrição até 18 de Junho. O máximo de pessoas por grupo é de oito, partindo o primeiro em Julho e o segundo em Agosto. A duração da parte prática é de 50 horas de voo. Porém, o preço de um curso semelhante em Portugal ronda os 3 mil euros, factor que, juntamente com as fotografias do Glider Center apresentadas por Marek Kochanowski, aliciaram os 16 alunos que irão frequentar o curso teórico.


O curso de planador decorre na UBI até final do mês
O curso de planador decorre na UBI até final do mês


Data de publicação: 2007-03-06 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior