Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 369 de 2007-02-27 |
Encontros de Português debatem métodos pedagógicos
Reflectir para Agir foi o tema dos II Encontros de Português, que tiveram lugar na passada quinta-feira, 22 de Fevereiro, no anfiteatro I da Universidade da Beira Interior.
> Susana GoncalvesCom este evento, promovido pelo Departamento de Letras da UBI, pretendia-se, reuniu profissionais e estudiosos desta área, discutir o ensino do português nas escolas e novos métodos pedagógicos a serem adoptados pelos professores que leccionam a disciplina.
A sessão de abertura ficou a cargo dos professores António Fidalgo e António dos Santos Pereira, docentes da Universidade da Beira Interior (UBI), tendo o evento contado ainda com a participação dos professores Paulo Osório e Maria da Graça Sardinha, organizadores; de Paulo Feytor Pinto, presidente da Associação de Professores de Português, e da professora Luísa Branco (UBI).
Paulo Osório falou da linguística educacional como um tema a desenvolver nos trabalhos deste encontro, defendendo que são necessárias mudanças na formação dos professores. Os docentes devem permitir aos alunos o contacto com a língua, de forma a que estes possam compreendê-la, interagir com ela, e empregá-la para conhecer a cultura, pois “Língua é fundamentalmente cultura”. Maria Luísa Branco defendeu que os professores são muito importantes na formação, na educação, e no desenvolvimento da cultura dos seus alunos.
Paulo Feytor Pinto, representante da Associação de Professores de Português (APP), disse existirem quatro áreas que a APP pretende continuar a trabalhar: a intervenção cívica, a divulgação de informação, a formação contínua de professores, e a edição da revista Palavra.
As áreas de intervenção da APP consistem na questão das terminologias linguísticas, na avaliação externa dos alunos (exames); e nas provas de aferição da área. Trabalham ainda a avaliação do desempenho dos professores, a certificação de manuais escolares, e a análise dos programas do ensino básico e secundário.
Os Encontros de português tiveram uma boa adesão por parte do público, e, de acordo com a organização, cumpriram com os seus objectivos, que passavam essencialmente pela discussão de novos métodos pedagógicos que deveriam ser desenvolvidos e adquiridos pelos professores de português, de modo a ensinarem os seus alunos a aprender e compreender o melhor possível o português e a cultura.
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