Voltar à Página da edicao n. 368 de 2007-02-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A UBI acolheu a primeira sessão desta pós-graduação

UBI recebe empreendedores

A primeira sessão do Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica (CEBT) decorreu na UBI, na passada semana. Na Covilhã estiveram presentes os alunos desta terceira edição. Um evento organizado entre a UBI, a Universidade de Coimbra e a Universidade de Aveiro.

> Eduardo Alves

A sessão de abertura do Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica teve lugar na UBI. No passado dia 15 de Fevereiro, as três universidades que criaram o CEBT em parceria – UBI, Coimbra e Aveiro – trouxeram até à Covilhã os seus participantes. Esta formação que tem entre os seus objectivos “estimular as capacidades necessárias à criação de empresas de base tecnológica (start-up)” está também associada à Câmara de Comércio e Indústria do Centro.
O anfiteatro 8.1 do edifício das Engenharias foi o local escolhido para acolher os participantes deste evento que vão agora formar equipas multidisciplinares com o intuito de criar negócios de base tecnológica. Estas novas empresas “podem e devem ser o espelho das tecnologias desenvolvidas nas unidades de investigação das diversas universidades”. Nesta sessão inaugural, o vice-reitor da UBI, Mário Raposo, falou sobre a importância deste curso para as três instituições universitárias envolvidas e também para a Câmara de Comércio. Segundo Raposo, “este curso tem mostrado um grande dinamismo e capacidade de criação de acções de sucesso”. O vice-reitor da instituição covilhanense aproveitou a presença de todos os participantes no CEBT para, mais uma vez, lembrar “a extrema necessidade de se aumentarem os níveis de empreendedorismo em Portugal”. Mário Raposo recorda que, “são muitos os estudos que mostram que a um país se desenvolve quando os seus níveis de empreendedorismo crescem”.
O curso tecnológico arranca agora com a sua terceira edição e pretende disponibilizar a todos os interessados “tecnologias desenvolvidas pelos elementos que integram o curso e que esperam motivar os alunos para o empreendedorismo e para a inovação”. Segundo os números da organização, as duas edições anteriores deste CEBT serviram já para formar 150 empreendedores nas mais diversas áreas, “desde alunos finalistas de licenciaturas a pós-graduações, passando por quadros de empresas e investigadores”. Para além disso nos dois cursos realizados até há data houve a criação de 21 conceitos de empresas de base tecnológica, “com forte divulgação mediática junto de empresas, investidores e público em geral”, garantem os promotores do CEBT. De entre todos estes dados, destaque para a criação de cinco projectos com um programa de apoio e financiamento à formação efectiva de empresas de base tecnológica da Agência de Inovação.
Este curso que agora arrancou na UBI vai prolongar-se até ao próximo mês de Maio. Os organizadores esperam “manter uma forte ligação entre as várias fases programáticas e a apresentação de conceitos e a sua aplicação prática”. Este curso terá 12 sessões, com periodicidade semanal. Duas destas sessões estão dedicadas às apresentações do progresso efectuado pelas equipas de trabalho. Essas apresentações do progresso vão ficar acessíveis aos restantes participantes, parceiros e eventuais investigadores. Segundo a organização do CEBT, todas as sessões de formação terão uma componente prática. O objectivo último dessa parte “passa por criar na prática e em tempo real, uma empresa de base tecnológica de elevado crescimento”. Para além disso, os participantes terão ainda oportunidade de trabalharem em conjunto com mentores financeiros “business angels” e mentores empresariais que podem ser fontes de capitais de risco.


A UBI acolheu a primeira sessão desta pós-graduação
A UBI acolheu a primeira sessão desta pós-graduação


Data de publicação: 2007-02-20 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior